As Futuras Novidades do Gmail

10
43

Em entrevista para a CNet, Todd Jackson, Gerente de Produto do Gmail, revelou algumas das novidades que estão sendo desenvolvidas para o serviço de e-mail do Google.

Novos Temas, incluindo Temas personalizados

No último mês de novembro, o Gmail ganhou uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores a opção de escolher entre 30 diferentes tipos de Temas para a interface do webmail. Segundo Jackson, as pessoas adoraram a implementação e revela que novos Temas estão sendo desenvolvidos, embora não divulgue quando sua disponibilização deve ocorrer.


Quando questionado sobre a possibilidade da criação de um construtor de Temas como recentemente lançado para o iGoogle, Jackson enfatiza a complexidade da interface do Gmail. “A estrutura do Gmail é uma aplicação toda escrita em Javascript. É uma diferença brutal. Os níveis de detalhes que fizemos nos Temas foi muito profundo.”

Jackson, que não exclui a possibilidade da criação de Temas próprios, apenas complementa dizendo que a funcionalidade permitirá aos utilizadores alterar as cores de cada elemento do Gmail, similiar a popup de cores que existe atualmente no sistema de rótulos do webmail.

Vídeo Chat HD

Os utilizadores do Gmail podem ser preparar para uma melhor conferência com seus contatos. Segundo o Gerente de Produto do Google, a escolha do plugin, implementação tecnológica muito discutida pela comunidade, oferece qualidade superior a tecnologia Flash.

Jackson diz que uma nova versão do plugin será capaz de fornecer vídeos em alta-qualidade enquanto promove uma melhor conexão entre as pessoas, ganhando uma definição de gráficos com 640×480 pixels, modo de alta-definição.

Gerenciador de Contatos mesclará contatos duplicados

Possui contatos duplicados no Gmail? Uma solução integrada deverá evitar que isso volte a acontecer.

Segundo Jackson, o Google tem conhecimento sobre esse problema e uma correção está sendo trabalhada para mesclar essas informações, o que irá auxiliar o utilizador e simplificar sua lista de contatos. Neste momento, a única forma de se livrar essa duplicação é mesclando as informações a mão, e depois removendo os contatos duplicados.

Limite Total para Arquivos Anexos pode crescer

Embora o limite de 20MB implementado em 2007 seja suficiente para a maioria dos utilizadores do Gmail, essa restrição possui efeitos colaterais para quem gosta de compartilhar fotos e vídeos com os amigos, comprometendo a experiência de uso do produto.

“Nós sabemos que arquivos trocados pelas pessoas estão cada vez maior. Elas querem compartilhar seus arquivos, mantê-los na nuvem e não se preocupar com qual computador devem acessa-los. O Google quer resolver esses problemas” afirma Jackson, que pode indiretamente ter revelado o lançamento do aguardado Gdrive.

O Gdrive, um dos produtos-conceitos mais aguardados pela comunidade, nada mais é que uma solução integrada do Google que permitirá o armazenamento e compartilhamento de arquivos. Embora existam vestígios de sua criação, a empresa nunca esclareceu ou apresentou dicas sobre seu desenvolvimento.

Aplicação do Gmail para iPhone ainda é incerto

Muitos usuários do iPhone e iPod Touch esperam ansiosamente por uma aplicação nativa do Gmail, assim como ocorre no Android e celulares Java. Para Jackson, a empresa, potencialmente, poderia vir a desenvolver uma aplicação para e-mails, mas também teria que criar para Palm e BlackBerry. “Para cada plataforma, haverá consumo de tempo”.

Com a expansão da tecnologia 3G e a adoção dos padrões do HTML 5, utilizar o Gmail nos browsers de celulares ficará cada vez melhor. “Se conseguirmos implementar na web a mesma experiência que você tem ao utilizar o Gmail no browser, acreditamos que será uma ótima experiência” finalizou o Gerente do Google.

10 COMENTÁRIOS

  1. “Vídeo Chat HD”

    Mania de chamar uma resolução um pouco maior de HD. 640×480 não é HD.

  2. As novidades que mais aguardo são os novos temas e o aumento do limite para anexos.
    Todavia, o maior problema que enfrento é quando vou enviar fotos para meus amigos que só teem o Hotmail. Diversas vezes recebo “Delivery Notification Failure”. Esqueço-me que o limite deles é de 10MB.

  3. Em Funcionalidades do Gmail, a Principio, gostaria de saber duas coisas:

    1)Quando o google vai implementar no Gmail o “editar em HTML” (já existe em concorrentes);
    2)Inserir planilha do google docs no Gmail.

    Grato
    Meujovem

Comente!