Revelado o Impacto Ambiental de uma Busca no Google

13
498

copo_chaSegundo informações da Times Online, quando um usuário realiza duas pesquisas no Google Search através de um computador desktop é possível gerar a mesma quantidade de dióxido de carbono que a fervura de uma xícara de chá numa chaleira, revelou uma pesquisa recente.

“Enquanto milhões de pessoas utilizam o Google sem considerar o meio ambiente, uma típica pesquisa gera cerca de 7g de CO2 como uma chaleira em ebulição com cerca de 15g. ‘O Google opera grandes centros de dados em todo o mundo que consomem uma grande quantidade de energia’, disse Alex Wissner-Gross, um físico da Harvard University cujas suas pesquisas revelam o impacto ambiental da computação. ‘Uma pesquisa do Google tem um impacto ambiental definitivo'” descreve a reportagem.


<< “O Google não revela dados sobre seu consumo de energia e as pegadas de carbono. Ele também se recusa a divulgar os locais de centros de dados. No entanto, com mais de 200 milhões de pesquisas diárias estimadas globalmente na internet, o consumo de eletricidade e de gases com efeito estufa causado por computadores e da internet podem ser preocupantes”. >>

“Embora o Google afirme trabalhar na vanguarda da computação verde, o seu motor de pesquisa gera altos níveis de CO2, devido à forma como ele atua. Quando você digita em uma pesquisa no Google por, digamos, “Dicas de poupar energia”, o seu pedido não vai para apenas um servidor. Ela vai para vários que competem uns contra os outros” reportam os editores Jonathan Leake e Richard Woods.

Para Wissner-Gross, o Google é muito eficiente, mas a sua principal preocupação é fazer buscas rápidas e isso significa que eles têm uma série de capacidades suplementares que queimam energia. Em resposta as conclusões feitas pelas pesquisas, o Google publicou uma nota dizendo que “opera atualmente com mais eficiência que qualquer outros provedores de sistema de buscas”.

Os relatórios também apontam que a indústria mundial de TI tem gerado tantos gases que causam efeito de estufa como as companhias aéreas do mundo – cerca de 2% das emissões globais de CO2. “Centros de dados estão entre as instalações com mais intenso uso de energia”, disse Evan Mills, um cientista do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia.

O uso pessoal de internet também esteve na mira dos pesquisadores, para a Wissner-Gross, ao visualizar uma simples página da web é possível gerar de certa de 0,02 de CO2 aproximadamente por segundo. Este sobe para cerca de dez vezes para 0.2g de CO2 por segundo, quando visualiza um site com imagens complexas, animações ou vídeos.

13 COMENTÁRIOS

  1. Isso é uma frescuragem só, eles só estão contrar o google …. :D … mais e a questao das vacas peirem? Isso é muito pior para o impacto ambiental

  2. “gerar a mesma quantidade de dióxido de carbono que a fervura de uma xícara de chá numa chaleira”!!! Essa é uma daquelas pesquisas de quem não tem o que fazer… E levanta uma questão que vai mudar o rumo da humanidade: O Chá é o culpado pelo efeito estufa!!!! Deus!!! Vamos parar de tomar chá!!

  3. E o tanto de CO2 que esse idiota emitiu pra fazer essa pesquisa que não leva a nada?
    E a instalação la na pqp da Google de energia solar, acho que vi foi aqui tbm um topico sobre isso.

  4. No mundo, a maioria da população é chinesa. Bilhões e bilhões de chineses. Dentro de suas culturas milenares, os velhinhos idosos de 232 anos pregam o chá como a bebida revolucionária que faz 452 milagres na vida deles, dando tanta longevidade ao povo chinês.

    Considerando os bilhões de chineses que bebem chá (fora os ingleses e outros no mundo), e o tanto de chaleiras fervidas diariamente (o que não deve ser pouco), acredito que o Google não causa tanto mal assim, mas sim o chá é um grande causador do aquecimento global.

    Vamos lançar uma campanha contra o chá, particularmente prefiro muito mais o Google hahahahahaha

  5. Ninguém merece né.

    Estou com o Diego Camara. Vamos acabar com os cházinhos :-)

    Vamos registrar o domínio destroythetea.com e vamos ajudar a Google..hehehe.

    Abraço

  6. E o kiko para o efeito estufa? Quero mais é que o mundo se dane. Não é à toa que considero a bomba de hidrogênio russa com seus 57 megatons (Tsar Bomb) como um dos maiores inventos da humanidade. No mais, imagine se vou deixar de fazer o que quero porque estão preocupados com a fauna, a flora (epa! A Flora? Desta também gosto muito porque ela é má e está pouco se importando com o “politicamente correto” exatamente como eu) e em medir a poluição provocada por um chazinho.

Comente!