Marissa Mayer e o Futuro do Google: “É importante ir além das palavras-chaves”

9
110

marissamayer

Em entrevista recente ao TechRadar.com, Marissa Mayer, Vice-Presidente de Produtos de Buscas & Experiência do Usuário no Google, revelou detalhes interessantes de como a empresa de buscas procura inovar e desenvolver novos produtos. Abaixo, alguns dos tópicos interessantes da entrevista:


Das Palavras-Chaves à Busca Semântica

Para Marissa, ainda existem muitas oportunidades de inovação, mudanças e processos em buscas. “Achamos que é realmente importante desenvolver novas formas de pesquisas além das palavras-chaves e permitir que as pessoas possam fazer perguntas, queremos também tornar as coisas mais fáceis em dispositos móveis. Estamos também procurando novos meios de comunicação social como trazer livros, vídeos e notícias direto para a experiência de pesquisa. E assim criar várias ferramentas de personalização. Talvez o motor de pesquisa do futuro saberá onde você está localizado,” explicou a executiva.

O Futuro Personalizado

Em relação ao futuro dos sistemas de pesquisas, Mayer defende a personalização como grande diferencial: “Talvez eles saibam o que você já sabe, ou o que você aprendeu hoje. Ou talvez eles compreendam plenamente as suas preferênciase da mesma forma como você escolheu compartilhar essas informações com a gente. Nós não sabemos qual será o sinal pessoal mais valioso, mas estamos investindo em estudos e experimentação diretamente ligado a pesquisas personalizadas pois acreditamos que isso será muito importante mais tarde”.

Sistema de Pesquisas Social

O aspecto social também desempenha uma parte importante: “Nós realmente precisamos mobilizar as pessoas para compreender melhor os amigos e aprender que notícias ou eventos locais devemos direciona-los … achamos estes elementos sociais muito intrigantes”.

Google do Futuro

Mayer descreve o conceito de motor de pesquisas ideal como “seu melhor amigo com o acesso imediato a todos os fatos do mundo e uma memória fotográfica com tudo que você tenha visto ou saiba.” Atualmente a empresa oferece funcionalidades como Web History que permite acesso direto a todas as informações colhidas pela empresa ao realizar uma busca, o usuário pode no entanto pode remover tais informações ou mantê-las para uma melhor personalização.

Computação em Nuvem

Segundo Mayer, o Google continuará a focar-se na computação em nuvem, idéia que você pode armazenar suas informações na web. “É atualmente o melhor e mais fácil meio de replicar suas informações, evitando manter uma única cópia dos dados em seu computador portátil”.

“É realmente emocionante. Seria muito bom para os consumidores utilizarem os servidores de muitas das grandes empresas que têm vindo para construir um meio de armazenagem de dados de forma mais confiável na internet. Permite que você seja livre. Você não está casado com um computador, você pode acessar seus dados de qualquer lugar. Como usar a nuvem está completamente dependente de você. Você pode optar por colocar todos ou parcialmente seus dados na nuvem – a escolha é sua” explica Mayer, que relembra a possibilidade de adicionar seus registos médicos no Google Health e acessá-los de qualquer lugar.

Marissa Mayer e o Google

Mayer está completando 10 anos de Google e não tem qualquer intenção de sair. “Eu sou uma geek e o Google é um ótimo lugar para geeks. Eu realmente amo o meu trabalho porque eu começo a trabalhar em novos problemas e novos desafios a cada dia. Estou atualmente trabalhando em nossos produtos Geo (como Google Earth, Google Maps, Google Sky, Google SketchUp), no Google Book Search e o Google Health. Estas são todas as coisas que estou animada de fazer parte.”

9 COMENTÁRIOS

  1. e quando o Google bloquear sua conta ,o que vc vai ler o Reader ,Gmail ,e os seus documentos?

    os produtos do Google são ótimos ,porém não dependam deles

Comente!