Novo Google Favicon é inspirado em idéia de Brasileiro [Entrevistamos André Resende!]

13
229

lupaAlgumas horas após disponibilizar um novo Favicon, Marissa Mayer, Vice-Presidente de Produtos de Buscas & Experiência do Usuário, em conjunto com Micheal Lopez, Web Designer, publicaram um novo artigo no blog oficial da empresa, que esclarece os motivos da nova implementação.

Segundo os Googlers, o novo Favicon é inspirado nas milhares de contribuições feitas por usuários do mundo inteiro, especialmente em relação à criação do brasileiro André Resende, estudante do curso de Ciência da Computação na Unicamp e membro de um projeto do MEC que envolve o desenvolvimento de Mídias Digitais.


Em entrevista ao Google Discovery, André Resende (que para nossa surpresa é leitor do blog!) revelou um pouco dos detalhes que anteciparam a entrada do novo Favicon. Além disso, nos contou a respeito do contato feito por Sarah Nahm, Associate Product Marketing Manager do Google, direto do Googleplex, em Mountain View.

GD: Olá André, tudo bem? Como foi receber a notícia de que sua idéia havia sido escolhida como inspiração para o novo Favicon do Google?

André: Recebi ontem uma ligação do Google me informando que haviam gostado do Favicon que eu enviei e que iam se basear nele. Fiquei surpreso e muito feliz por saber que dentre tantas sugestões a minha havia se destacado. Infelizmente não conversamos diretamente, meu celular estava desligado, mas deixaram uma mensagem de voz informando o que havia acontecido e que iriam dar mais detalhes por e-mail.

GD: Você já tinha conhecimento da versão final do Favicon?

André: Eu não cheguei a ver o Favicon antes do post no blog oficial do Google. Mas haviam dito que em algumas horas seria publicado o post, então eu fiquei esperando.

GD: Qual foi a reação ao visualizar sua criação disponível para milhões de usuários do Google Search?

André: Levei um susto, chamei quem estava em casa para ver. Semelhante quando vi no passado meu nome na lista de aprovados do vestibular. Embora o Favicon seja apenas inspirado no que eu enviei, fiquei bastante entusiasmado com a idéia de que algo que eu criei vai de alguma maneira estar presente em milhões de computadores do mundo todo.

GD: Você tem o costume de criar Favicons ou foi algo de momento?

André: Esse foi meu primeiro Favicon, mas já fiz trabalhos de design gráfico. O desafio foi fazer com que coubesse naquele quadradinho minúsculo a minha idéia. Enviei para o Google cerca de 30 opções, com permutações de cores entre eles. Idealizei um desenho que atraísse a atenção com as quatro cores do Google, mas sem que deixasse de ser simples. Sou um grande fã do KISS.

GD: Como foi o processo de criação? Você gostou das alterações que o Google realizou?

André: Criei diretamente no tamanho final, esculpindo os pixels ampliados no Photoshop. Gostei da versão final mais do que aquela que eu enviei. O “g” do Favicon final não ficou óbvio, é preciso pensar um pouco para achá-lo.

GD: Gostaríamos de finalizar agradecendo muito a oportunidade única deste bate-papo, e, é claro, parabenizá-lo pela criação. Como os leitores podem entrar em contato com você?

André: Quem quiser conversar diretamente comigo, pode me encontrar no twitter (twitter.com/resende) ou no e-mail ([email protected]). Obrigado pelos parabéns, foi bom participar do bate-papo. Sou leitor do Google Discovery, vocês mandam muito bem!

*Agradecimentos a Mariana Bonfim, do blog MovieYou, pela edição final deste post.

13 COMENTÁRIOS

  1. O que podemos dizer? Ficamos na inveja!!
    Muito bom cara, seu currículo agora tem: “Criei o Ícone do GOogle” ahuuha, vc é foda!

  2. Uai! Não foi também uma brasileira que criou o logo oficial do Google?

    É o Brasil mostrando a força de seu povo!

  3. Seria legal colocar um link ou * explicação do que se trata KISS. Muita gente vai pensar que é a banda ;)

    Mas, parabéns André.

Comente!