Chrome complicou as relações com o Google, diz Mozilla

firefoxchromeJohn Lilly, CEO da Mozilla, admitiu hoje que as relações com o Google se tornaram mais complicadas depois que a empresa resolveu lançar seu navegador próprio, o Google Chrome.

“Nós temos uma relação boa com a empresa. Mas estaria mentindo se afirmasse que as coisas não estão mais complicadas atualmente” afirmou John Lilly, numa entrevista realizada na semana passada.


Lilly adimite que a Mozilla está numa estranha posição ao ter que cooperar e competir com seus grandes financiadores. “Nós colaboramos com o Google, nós falamos com eles e temos uma relação muito boa. Mas nós temos uma competição pela escolha do usuário”.

Já imaginou se a Microsoft aproveita um possível mal-estar entre Google e Mozilla e investe dinheiro para ter o Live Search como pesquisa padrão no Firefox? Hoje em dia parece não ser tão impossível de acontecer.

Via

16 Replies to “Chrome complicou as relações com o Google, diz Mozilla

  1. Bom, se levarmos em consideração revanchismo e, acima de tudo, business, uma possível ligação da MS com o FF só seria bom para os acionistas do Firefox, seria intolerável para os usuários e ridículo para a postura como Open Source do Firefox.

  2. ou seja, mais um novo navegador, e bem ou mal o IE vai para a versão 8, enquanto o Firefox está na 3 e o chrome ainda está começando….
    Ponto negativo para o Google…

  3. Ha! Té parece!
    FF, herança do Netscape, fazer um acordo com a MS, depois de quase a chamar de ‘capeta’ em seu “Mozilla’s Book”??
    kkk

  4. É cada comentário q eu leio viu…

    “acionistas do Firefox” ???
    “Ela sempre quer sair ganhando!”

    será q alguém quer sair perdendo em algum acordo?!?

    O nível dos usuários do blog já foi dos melhores… Hj em dia qq um se julga analista de mercado hehe

  5. Não é Leandro. Também acho o Chrome uma porcaria, tanto que já o instalei três vezes para em seguida, retirar. As duas primeiras foram as versões Beta e a última foi nesta versão 1.0, sendo que simplesmente não gostei de nenhuma. Fala-se muito na velocidade do navegador no entanto, um dia, estava fazendo uma pesquisa de imagens no Google pelo Chrome e o carregamento das páginas estava muito lento; resolvi então fechá-lo e fazer o mesmo com o IE 8 Beta2. Para minha surpresa, o carregamento das páginas foi imediato. No dia-a-dia uso Firefox (atualmente 3.0.5) e Opera (9.63).
    Sobre a Microsoft, o que percebo é uma certa ingenuidade (ou ignorância) de várias pessoas que demonizam a “gigante de Redmond” ao passo que deificam novos gigantes como o Google parecendo que quando (e se) eles assumirem a dianteira em todas as áreas, fossem agir de maneira muito diferente. A prova de que não já está aparecendo agora: colocaram o Firefox como opcional no Google Pack sendo que ele é muito melhor que o Chrome. Por que o fizeram? Para defender sua cria (atitude legítima, diga-se de passagem). Embora legítima, essa atitude só serve para mostrar que o Google não é melhor do que a Microsoft. Futuramente tomarão medidas ainda piores para defender seu reinado (e eu faria o mesmo). Ao topo só chegam os melhores e uma vez lá instalados, qualquer atitude é justificável.

  6. Não que o Chrome seja um browser ruim. Eu também achava, mas usei e gostei. Claro! Eu não vou trocar pelo o Firefox e mesmo tendo addons no Chrome, acredito que ele sempre será o terceiro browser em minha lista.

    1 – Firefox
    2 – Opera
    3 – Chrome
    4 – IEca

  7. Eu estou usando o Safari pra windows (3.2.1) e estou gostando muito.
    Apesar de acontecer uma travada aqui e ali, sempre o programa se consera depois de 15 seg. parado.

    Ano que vem compro meu primeiro Mac. uhú!

  8. Como disse alguém certa vez:

    “De novo a guerra dos navegadores?”


    Não importa qual seja o melhor! O que é bom e importante para os usuários é a multiplicidade e a livre-concorrência.

  9. “O nível dos usuários do blog já foi dos melhores… Hj em dia qq um se julga analista de mercado hehe”
    … concordo. Principalmente quando eles se identificam.
    Caro “Eu”, somente o código do Firefox é Open Source, não é a toa que há vários forks do mesmo. Exemplos: Flock e Iceweasel (esse último por sinal, se você ler como surgiu vai entender bem pq o Firefox é um software muito bem capitalizado).
    Portanto sim, o FF tem acionistas. É uma “marca” forte e, embora ainda patrocinada majoritariamente pelo Google, ela também lucra com ações (no quesito marca), fora a Mozilla Store que já é outra coisa…

    Lugar de trolls é no Meiobit.

  10. Na minha lista

    Opera – leitor de RSS pra mim muito bom

    Safari – agora está mais rápido entre todos, mas trava que é muito chato isso

    IE 8 – com as melhorias em CSS 2 vai fica bom

    Firefox – seus complementos mágicos e só!

    …e eu gosto de usa Live Search muito bom em imagem

Comente!