John Lilly, CEO da Mozilla, admitiu hoje que as relações com o Google se tornaram mais complicadas depois que a empresa resolveu lançar seu navegador próprio, o Google Chrome.
“Nós temos uma relação boa com a empresa. Mas estaria mentindo se afirmasse que as coisas não estão mais complicadas atualmente” afirmou John Lilly, numa entrevista realizada na semana passada.
Lilly adimite que a Mozilla está numa estranha posição ao ter que cooperar e competir com seus grandes financiadores. “Nós colaboramos com o Google, nós falamos com eles e temos uma relação muito boa. Mas nós temos uma competição pela escolha do usuário”.
Já imaginou se a Microsoft aproveita um possível mal-estar entre Google e Mozilla e investe dinheiro para ter o Live Search como pesquisa padrão no Firefox? Hoje em dia parece não ser tão impossível de acontecer.
16 Comentários
Bom, se levarmos em consideração revanchismo e, acima de tudo, business, uma possível ligação da MS com o FF só seria bom para os acionistas do Firefox, seria intolerável para os usuários e ridículo para a postura como Open Source do Firefox.
Simples, só mudar. :)
ou seja, mais um novo navegador, e bem ou mal o IE vai para a versão 8, enquanto o Firefox está na 3 e o chrome ainda está começando….
Ponto negativo para o Google…
Mudar para a Microsoft seria improvável. Uma negociacao com a empresa do Windows não é fácil. Ela sempre quer sair ganhando!
Ha! Té parece!
FF, herança do Netscape, fazer um acordo com a MS, depois de quase a chamar de ‘capeta’ em seu “Mozilla’s Book”??
kkk
Ok, mas a Microsoft não poderia comprar a Mozilla Foundation?
Seria uma mudança radical. Mas pra isso, a MS precisaria melhorar muito mais o Live Search.
É cada comentário q eu leio viu…
“acionistas do Firefox” ???
“Ela sempre quer sair ganhando!”
será q alguém quer sair perdendo em algum acordo?!?
O nível dos usuários do blog já foi dos melhores… Hj em dia qq um se julga analista de mercado hehe
Acho que eu sou o unico ser no mundo que acha o Chrome uma porcaria
Não é Leandro. Também acho o Chrome uma porcaria, tanto que já o instalei três vezes para em seguida, retirar. As duas primeiras foram as versões Beta e a última foi nesta versão 1.0, sendo que simplesmente não gostei de nenhuma. Fala-se muito na velocidade do navegador no entanto, um dia, estava fazendo uma pesquisa de imagens no Google pelo Chrome e o carregamento das páginas estava muito lento; resolvi então fechá-lo e fazer o mesmo com o IE 8 Beta2. Para minha surpresa, o carregamento das páginas foi imediato. No dia-a-dia uso Firefox (atualmente 3.0.5) e Opera (9.63).
Sobre a Microsoft, o que percebo é uma certa ingenuidade (ou ignorância) de várias pessoas que demonizam a “gigante de Redmond” ao passo que deificam novos gigantes como o Google parecendo que quando (e se) eles assumirem a dianteira em todas as áreas, fossem agir de maneira muito diferente. A prova de que não já está aparecendo agora: colocaram o Firefox como opcional no Google Pack sendo que ele é muito melhor que o Chrome. Por que o fizeram? Para defender sua cria (atitude legítima, diga-se de passagem). Embora legítima, essa atitude só serve para mostrar que o Google não é melhor do que a Microsoft. Futuramente tomarão medidas ainda piores para defender seu reinado (e eu faria o mesmo). Ao topo só chegam os melhores e uma vez lá instalados, qualquer atitude é justificável.
Não que o Chrome seja um browser ruim. Eu também achava, mas usei e gostei. Claro! Eu não vou trocar pelo o Firefox e mesmo tendo addons no Chrome, acredito que ele sempre será o terceiro browser em minha lista.
1 – Firefox
2 – Opera
3 – Chrome
4 – IEca
Eu estou usando o Safari pra windows (3.2.1) e estou gostando muito.
Apesar de acontecer uma travada aqui e ali, sempre o programa se consera depois de 15 seg. parado.
Ano que vem compro meu primeiro Mac. uhú!
Como disse alguém certa vez:
“De novo a guerra dos navegadores?”
—
Não importa qual seja o melhor! O que é bom e importante para os usuários é a multiplicidade e a livre-concorrência.
“O nível dos usuários do blog já foi dos melhores… Hj em dia qq um se julga analista de mercado hehe”
… concordo. Principalmente quando eles se identificam.
Caro “Eu”, somente o código do Firefox é Open Source, não é a toa que há vários forks do mesmo. Exemplos: Flock e Iceweasel (esse último por sinal, se você ler como surgiu vai entender bem pq o Firefox é um software muito bem capitalizado).
Portanto sim, o FF tem acionistas. É uma “marca” forte e, embora ainda patrocinada majoritariamente pelo Google, ela também lucra com ações (no quesito marca), fora a Mozilla Store que já é outra coisa…
Lugar de trolls é no Meiobit.
Na minha lista
Opera – leitor de RSS pra mim muito bom
Safari – agora está mais rápido entre todos, mas trava que é muito chato isso
IE 8 – com as melhorias em CSS 2 vai fica bom
Firefox – seus complementos mágicos e só!
…e eu gosto de usa Live Search muito bom em imagem
Firefox sempre sera melhor q todos!!!!!