Revelada a revolução do Terra [Preview]

A partir do dia 07 de janeiro, o provedor Terra promete revolucionar seu portal ao torna-lo mais integrado, interativo e simples. Além de exibir um vídeo especial para celebrar a novidade, um preview pode ser visualizado sobreposto a contagem regressiva que está sendo exibida pelo portal.

Nosso leitor Daniel Gomes, utilizando técnicas milenares de hack-ninja, conseguiu extrair a imagem do elemento Flash e está disponível na íntegra abaixo. “Pelo que é possível analisar, parece que o Terra quer ‘homenagear’ o portal G1 da Globo” disse Gomes no e-mail direcionado ao blog.


E você, o que achou da revolução?

terra_spoiler

31 Replies to “Revelada a revolução do Terra [Preview]

  1. @Daniel,
    Quero aprender suas técnicas milenares de hack-ninja… hehehe :)

  2. Nossa, sério que pela enésima vez o Terra Brasil vai usar o layout tosco produzido no exterior? E ainda diz que é revolução?

    Nessas a Globo.com merece nota 10 em inovação para o usuário, a home, o G1 e o globoesporte.com estão muito agradáveis de acessar, muito melhor que aquela bagunça de pequenas manchetes e imensos banners que é a home do Terra.

  3. Achei muito bom. Sou assinante do Terra desde os primeiros “Speedys” instalados e nem usava mais a página inicial dele. Tava pra lá de cansativo…

  4. Bem melhor que o atual design que nem se quer se ajusta a tela,tem mais propaganda do que conteudo a mostra.Esse aí é melhor que o G1

    Quero aprender suas técnicas milenares de hack-ninja[2]

  5. Acho que o layout pode ser tosco como disseram, mas ele dá de 10 a 0 no atual com certeza. Eu simplesmente não consigo ficar no Terra por mais de 10 segundos.

  6. Se existe alguma semelhança entre o portal da Globo e o Terra, o motivo é que o site de ambos foi desenvolvido pela empresa iFactory de Fortaleza. Por sua vez essa empresa utiliza o CMS da Vignette.com. Me recordo que na palestra que houve aqui na faculdade, foi dito que o portal do Terra iria sofrer uma grande mudança depois de um ano (a palestra foi a mais ou menos um ano…).

  7. Dei uma rápida pesquisada no site da empresa e, na parte de clientes, além de uma grande logo do Terra, há os seguintes nomes:

    . BankBoston
    . Brasil Telecom
    . BR Turbo
    . Boticário
    . Carrefour
    . Claro
    . Companhia Vale do Rio Doce
    . Micheli

    Esquecer um pequeno cliente do porte da Globo seria mortal.

  8. Realmente Ricardo esquecer um “pequeno e desconhecido” cliente como a Globo seria estranho! O novo layout do Terra ficou realmente parecido com o do G1 (o atual é medonho).

  9. Me falaram uma vez que a Globo.com usa o Vignette mas está aos poucos fazendo a migração pra um sistema próprio.

  10. Espero que a mudança não fique só por conta da UI, o backend do terra é um dos piores do internet brasileira.
    Já cansei de entra rno site, clicar em um link e … dar conteúdo não encontrado.. para um link da capa!! Imperdoável!
    O RSS também tem bugs históricos, como links que entram no RSS e depois são movidos (sem deixar o original apontando para o novo) e um muito vexatório: o site invierta tem o endereço (inverta.com) errado no RSS, o correto é inveierta.terra.com.br.

  11. O pior é a política de não colocarem links nas notícias. Direto no Terra Tecnologia eles simplesmente digitam a URL no texto.

  12. A revolução no terra está baseada em um trabalho da empresa americana Razorfish.

    O que está na capa do Portal não utiliza Vignette, usa uma ferramenta open source.

    Parece que afinal vao reduzir o excesso de publicidade na home.

  13. Deus queira e permita que o pessoal do UOL veja esse novo layout e diminua, também, a quantidade de publicidade em sua home.

    No caso do UOL está chegando ao ponto de ser insuportável navegar pelo portal. Até no Webmail (que, diga-se de passagem, é pago), há propaganda.

  14. Pessoal, quanta baboseira.
    1 – link que dá erro não tem a ver com o backend. E sim com um editor que errou o link na hora de digitar;
    2 – Vignette é só a plataforma de CMS, qualquer empresa pode usar e ser muito diferente uma da outra;
    3 – Parecido com o G1? eu achei o desenho, disposição, tudo diferente. O G1 tem menu na esquerda, é tudo texto e muito vermelho… esse achei mais colorido, com mais personalidade
    4 – Realmente parece diminuir muito a publicidade
    5 – é verdade, não colocarem links nas notícias é uma falha!
    6 – e mais importante, este é MUITO diferente do http://www.terra.es
    7 – A iFactory, pelo que vi, só presta consultoria, ou no máximo suporte… é impossível um portal deste tamanho largar toda essa mudança nas mãos de uma empresa deste porte. Devem ser várias empresas envolvidas para que isso aconteça.

    e convenhamos, olhar uma imagem dessas, não da pra perceber a mudança… vamos esperar, tá pertinho.

    Abs,
    Pedro D.

  15. Pedro D, a menos que você trabalhe no terra, nessa área, e saiba muito mais que a gente, não venha dizer que estou falando baboseira sem conhecimento de causa.

    Em sistemas de notícias, você não digita o link na reportagem, você indica um conteúdo, qualquer programador de PHP faz isso em meia-hora, e se o sistema do terra não é assim, QUE TOSCO!

    Enfim, os links quebrados, pelos meus testes, não tem a ver com digitação, e sim um sistema muito mal-acabado que permite que uma notícia “suma”. Como eu sei? Simples, já testei inclusive dando relaod em uma notícias ABERTA e ela passa a dar 404, pois foi MOVIDA para outra seção no site.
    Por exemplo, você cadastra ela como “política”, aí de repente muda para “economia”, e o link original, ao invés de referir o novo, dá 404. Simples assim.

  16. Pessoal, aguardem as mudanças!!! Realmente, o Terra reconhece as críticas e falhas na página, e por isso a mudança. Desde já, ficamos satisfeitos que vocês estejam gostando. A “revolução” acontecerá simultaneamente nos 12 países que o Terra atua, inclusive o Brasil. Aqui, os servidores localizados em Porto Alegre, no POC (Porto Alegre Operation Center) passarão a disponibilizar a nova página a partir da 0 hora do dia 7, e logo após, a página será migrada para hospedagem no Operation Center de Miami, nos EUA, junto com o portal do México, Sistema de Webmail e o Portal terra.com

    Trata-se de um investimento de milhões de dolares que foi desenvolvido entre o Terra e várias empresas.

    Super abraço a todos, e lembrando que as sugestões de vocês serão sempre bem vindas, pelo e-mail [email protected]

  17. Só para esclarecer, o nome do projeto desenvolvido há quase 1 ano pelo Terra é o famoso projeto “Átomo”. E eu, sou funcionário do Terra.

    Abração

  18. Hum, hospedagem nos EUA, junto com as página xicanas?
    AGORA eu fiquei preocupado.

    Se com tudo hospedado aqui em porto alegre (eu trabalho perto do terra) já tem MUITO conteúdo cheio de erros de gramática e em espanhol mal-traduzido, imagina tirando as páginas do brasil… nossa.

  19. E porque você diz isso?
    Além do fato, é claro, de que uma reformulação visual em um portal de internet não é e nunca fi revolução nenhuma, a não ser na cabeça do pessoal de marketing da empresa :)

  20. Usei o Terra como página inicial desde os tempos do ZAZ, mas hoje está impossível, tive de trocar depois de mais de dez anos.
    Lamentavelmente conseguiram transformar um modelo já desgastado mas que era funcional, num modelo esdrúxulo teoricamente moderno, a falta de menu à esquerda é um desastre.
    Quem usava o Terra gostava do Terra, agora ficou com cara de um IG Frankenstein.

  21. Prezados, sou consultora do Terra aqui em Porto Alegre. Bem, sugiro que encaminhem suas críticas a nós pelo canal que o colega expôs acima — [email protected], pois mesmo quem não é cliente do Terra é ouvido, e realmente a opinião de vocês é importante. Infelizmente não temos como agradar a todos, mas acredito que não seja conveniente denegrir a imagem do provedor por este blog certo? comentar é uma coisa, debochar é outra certo?

    Obrigada pela atenção, e só mais uma coisa… sendo revolução ou não, nosso propósito foi único: MELHORAR!

Comente!