Rotas de transporte público no Google Maps [SP e BH]

O Google Brasil anunciou hoje uma nova funcionalidade no Google Maps que permite encontrar rotas utilizando transportes públicos nas cidades de São paulo e Belo Horizonte. A disponibilidade das informações é fruto de uma parceria realizada entre o Google, a SPTrans, EMTU e BHTtrans.


Com o Google Transporte Público, ou também conhecido como Google Transit, os usuários do Google Maps agora podem obter informações rápidas sobre intinerários dos mais variados transportes públicos. No caso da cidade de Belo Horizonte, o interessados poderão visualizar rotas de ônibus e metrô. Para a cidade de São Paulo, estão disponíveis rotas de ônibus, metrô e trem.

A novidade, que está sendo implementada aos poucos, deverá ser concluída para todos os usuários na próxima semana. Segundo Alex Dias, Diretor Geral do Google Brasil, a implementação é feita de forma aleatória e auxilia os engenheiros da empresa a monitorar qualquer problema que possa afetar a experiência do usuário.

Foto: O executivo Alex Dias apresenta o novo Google Transporte Público na Coletiva de Imprensa realizada no Googleplex São Paulo (no telão a equipe do Google Brasil em BH).

16 Replies to “Rotas de transporte público no Google Maps [SP e BH]

  1. Esqueceram que Belo Horizonte tambem tera informacoes de transito em tempo real (atraves de linhas vermelhas,amarelas e verdes) de 5 em 5 minutos alem das cameras do centro da cidade que ja estao disponiveis no site da BHTRANS, so falta ir para o google maps!

    Incrivel SP E BH sao as primeiras cidades da america latina ( no site do google maps do mundo subdesenvolvido) a terem o servico.

  2. ALias o aniversario de BH e amanha!Foi um bom presente!eheh acho q seguraram o servico anunciado a mto tempo por isso BH faz 111 anos!!!

  3. mas ainda nao ta mostrando as rotas de metrô pra são paulo.. só aparece onibus nos resultados, quando teria um caminho melhor por metrô

  4. @Alexandre – Talvez a rota que você especificou não tenha localizado o Metrô como um bom caminho. Mas o Metrô está incluso no programa.

    Ou você ainda não tem acesso a novidade. Está em propagação.

  5. Parabéns, isso vai ser muito útil para muita gente. Diria até mais útil que a rota de carro, afinal só 1/3 das pessoas aqui em São Paulo usam carro.

    Agora só falta fazer rotas para bicicletas. Sei que nos EUA já existe até um abaixo-assinado pedindo isso. Entendo que é difícil saber quais são as melhores rotas para os ciclistas, mas existe um projeto de ciclo-rotas relativamente pronto, feito a várias mãos por diversos ciclistas, e se tiverem interesse podemos conversar.

  6. Parabéns pela iniciativa!

    Muito boa, mas pena que só duas cidades tem esse privilégio!

    E peço para vocês fazerem rotas de bicicleta. Muitas pessoas usam a bicicleta como meio de transporte e seria fundamental para ajudar as cidades terem uma vida mais saudável!

  7. Agora só falta fazerem as rotas de bicicleta isso seria genial!

    Algumas adaptações geográficas no serviço em relação a ruas muito movimentadas e tudo o mais resolveria o problema do ciclista que muitas vezes tem de optar pelo caminho de carro.

    Parabéns aos envolvidos e que esse projeto se alastre para mais cidades!

  8. Péssimo a inserção de dados do transporte público no Rio de Janeiro.
    Linhas que vão alêm do que existe. Linhas que nunca ví. Típico Rio…. feito de qualquer jeito!…. Parabêns os que fizerem isso!!!!!

Comente!