Microsoft desenvolve plataforma open-source de blogs

0
36

oxite

Segundo informações da CNet, a Microsoft disponibilizou nesta última segunda-feira uma versão “beta” da Oxite, um sistema de gerenciamento de conteúdo open-source que pode vir a fazer frente ao WordPress e Movable Type, as plataformas mais utilizadas atualmente.


Microsoft Oxite oferece praticamente todas as funcionalidades para a construção de uma plataforma de blogs ou grandes websites – comentários anônimos ou autenticados, moderação de comentários, suporte a avatar, RSS feeds, pingbacks, trackbacks, URLs amigáveis, múltiplos blogs, blogging group e suporte a páginas personalizadas.

Segundo a Microsoft, o lançamento do Oxite não tem como objetivo inicial travar uma guerra com as atuais plataformas livres na web, mas oferecer aos desenvolvedores uma nova opção para a criação de aplicações baseadas em sua tecnologia de gerenciamento de conteúdo.

“Não temos planos para isso [usuários finais], mas torná-la uma ferramenta melhor para os desenvolvedores. A comunidade decidirá o futuro do produto, não iremos intervir nisso”, disse Erik Porter, coordenador de projetos da Oxite.

Google Textcube

No último mês de setembro, o Google, que é proprietário do serviço Blogger, também realizou investimentos no segmento ao adquirir o controle da Textcube, uma plataforma de blogs criada pela empresa coreana TNC.

Diferente das versões atuais do WordPress, a Textcube apresenta um grande diferencial ao trabalhar de forma interessante com o conceito de integração de redes sociais com blogs, o maior atrativo da plataforma.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle está distribuindo adesivos do Gmail, você quer?
Próximo artigoRevistas no Google Book Search
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

Comente!