Google Chrome 1.0

A empresa Google anunciou hoje a graduação do Google Chrome como um produto oficial da empresa ao abandonar de vez o rótulo Beta, característica que costuma acompanhar diversos outros projetos em desenvolvimento.

A nova versão, que salta da 0.4 para a 1.0, apresenta uma série de melhorias importantes como estabilidade e performance, sistema de renderização páginas da internet ainda mais aprimorado, gerenciador de favoritos e controle de privacidade. Segundo o Google, algumas funcionalidades como auto-completação de formulários e suporte RSS devem aparecer no futuro, assim como versões voltadas para Mac e Linux.


Estaria o Chrome realmente pronto para o prime time? Alguns blogs internacionais acreditam que este movimento do Google teria um único motivo: possibilitar um acordo com fabricantes de computadores como Dell e HP para pré-instalar o navegador (alguns acordos costumam requisitar a versão final de um software).

14 Replies to “Google Chrome 1.0

  1. Mantendo a versão do "Dev Channel" e chamando-a de 1.0 no normal? Começou a zona…

    Espero que esta próxima atualização venha numerada em 1.0.xxx.xx.

  2. Os usuários do “Dev Channel” permanecerão na versão 0.4.154.33. A atual versão não-beta (1.0) é a mesma que a 0.4.154.33 dos usuários do tal Canal de desenvolvimento, sem a correção do Hotmail (que não foi testada o suficiente para liberar a todos). Uma atualização está prevista para a próxima semana.

  3. Mudando um pouco de assunto […]
    Renê, você está conferindo o Safari pra windows? Ele está dez, ein. Muito rápido, estável e bonito – ainda mais com o font smoothing da apple incorporado, o que facilita (e muito) a vida da gente que passa horas a fio lendo na internet. Dá uma conferida e diz pra gente o que você achou.
    Inté!

  4. A Google mostrando o seu lado mal mais uma vez.

    Acho que como os gringos estão falando, a Google só está lançando o Chrome como final por causa dos acordos, mas acredito que quando os problemas sugirem, ai sim, vai ter muita gente se desculpando etc…

  5. O google não está lançando a versão 1.0, assim como também não tem RSS para já, e muitas outras balelas que aqui diz, leiam o artigo original no site do google para se aperceberem do que esta a acontecer antes de julgar.

    O google apenas achou que o browser já está maduro o suficiente para deixar de ser beta, isso não indica que seja já a versão 1.0.

  6. Enquanto o Chrome não tiver suporte para os favoritos do Google (Google Bookmarks) eu não considero ele útil. Que pecado!

  7. Semana que vem é lançado o Google Chrome 1.1 BETA… só volto pro Chrome quando ele tiver suporte a tags nos bookmarks, add-ons que valham a pena e melhorar no Acid.

  8. @TigPT: O Renê bem disse “devem aparecer no futuro” para RSS e outras funcionalidades, o RSS não faz muita falta uma vez que raramente usamos o navegador pra gerenciá-los, mas falta de auto-completar é um saco.

    @André Campos: Tirado hoje:

    O gsctt disse que o canal dev já está usando, eles só elevaram o número da versão do canal normal, por isso a zona.

  9. @Wesley: Eu uso muito meu navegador (Opera) para gerenciar RSS e para mim foi o IE7 que popularizou esse recurso.

    O Chrome para mim nada mais é que um rascunho de browser por enquanto. Cheio de bugs, com a segurança não comprovada, sem recursos e ainda para piorar foi lançado as presas (que infantilidade do Google). Existem produtos do Google que estão a anos em BETA como o Gmail que esta maduro o sulficiente e como eles lançam um navegador que não esta pronto?

    Como ficam as pessoas que fazem compras online, acessam contas de bancos e etc?

    Por enquanto considero o Chrome um rascunho que esta sendo escrito para no tempo certo enfrentar o IE mas ainda o IE ainda esta MUITO á frente.

  10. @Ricardo: Eu sou desenvolvedor web e nunca gostei de outro navegador pela praticidade do que o IE7 até o Chrome. Nem o Firefox me agradou.

    Uso ele pra tudo, inclusive acessar bancos e fazer compras online, e não tive nenhum problema até agora.

    Sim, é um navegador iniciante e bem simples até agora, mas você tem que concordar que o layout dele eliminando a barra de título, a velocidade de carregamento das páginas e o sandboxing das abas é imbatível.

  11. @Wesley: Eu também não me dei bem com o Firefox e só o uso quando preciso das extensões.

    Uso o Opera e agora sei o que são ‘recursos’.

    O Chrome é bem simples como você disse e se eu fosse você não confiaria nele para acessar sites de bancos pois segundo uma pesquisa recente foi o navegador com mais bugs encontrados (pulou da v.0.4 para 1.0 – não esta pronto). Pesquisa isso no Google.

    Concordo com você que ele é rápido e bonito mas e quando os concorrentes ficarem mais rápidos? como o firefox com o TraceMonkey (3.1) e o Opera (será 30% mais rápido na versão 10 como o motor presto 2.2).

    Cada um usa o software que gosta no meu caso o Opera por considera-lo seguro, estável, cheio de recursos e com suporte a skins (inclusive existe uma para deixar igual o Chrome).

    Gosto bastante dos produtos Google mas nesse caso eu realmente me decepcionei. Ainda mais quando vi na internet que nos termos de serviços eles poderiam simplesmente me espionar! sites de bancos? don’t!

Comente!