Facebook Connect ou Google Friend Connect, qual a diferença?

Lançadas oficialmente semana passada, as plataformas Facebook ConnectGoogle Friend Connectapresentam características interessantes para tornar qualquer website da internet mais social, além de promover a portabilidade de dados e o conceito de identidade única na internet.

Com um funcionamento muito similar, os serviços do Google e Facebook oferecem a possibilidade de criar aplicações que possam interagir com os visitantes de um website. Estes podem utilizar suas contas existentes no Google, Facebook ou OpenID, evitando a necessidade de novos cadastros e registros.


Quando comparados, Google e Facebook se divergem em relação ao formato de seus serviços. Enquanto o serviço do Facebook é centralizado numa melhor integração com a sua rede social, o Friend Connect é aberto para qualquer website, serviço ou rede social. Outro ponto positivo implementado pela gigante de Mountain View é a possibilidade do usuário escolher o modo de acesso, não obrigando que os visitantes tenham contas vinculados a redes sociais para utiliza-lo.

Facebook Connect

digg

Anunciado por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, como uma “extensão da plataforma Facebook”, a tecnologia presente no Facebook Connect traz aos websites a possibilidade de trabalhar utilizando as informações de perfis, amigos e preferências de privacidade do usuário diretamente de APIs da rede social.

Um exemplo de uso pode ser encontrado no site de reviews, Citysearch. Segundo Zuckerber, os usuários podem facilmente utilizar suas contas Facebook para interagir com todos os seus amigos da rede social. Estes também podem visualizar as mesmas informações de perfil que estão presentes atualmente dentro do Facebook, controlado diretamente pelas configurações de privacidade.

“Ao escrever um review sobre algum restaurante, uma opção irá sugerir a publicação desse mesmo conteúdo no Facebook, onde seus amigos poderão vê-lo também”, explicou.

Google Friend Connect

friend_connect_illustration

Lançado no último mês de maio, o Google Friend Connect agora pode ser usado por qualquer usuário ou website na internet. Diferente do Facebook, sua implementação é mais simples e fácil, basta apenas copiar um pedaço de código e colar do código-fonte da página.

Embora sua simplicidade neste momento não permita uma grande implementação como o Facebook Connect, seu conceito inicial é simples e definido: gerar um modo novo de interação com outros visitantes, criação de novas amizades, compartilhamento de conteúdo, postagem de comentários, entre outros.

Segundo o Google, os websites com Friend Connect serão capazes no futuro de executar e tirar proveito das aplicações criadas pela comunidade OpenSocial, a plataforma de aplicações sociais criada também pela empresa.

Comente!