YouTube passa por grandes reformulações

O YouTube, o maior portal de vídeos da internet, está passando atualmente por reformulações visuais, editoriais e navegacionais ao apresentar algumas novidades que podem ou não agradar os usuários, mas em certo ponto são positivos para o produto.


Interface e Vídeos Incorporados

Como é possível visualizar na imagem que ilustra o post, o YouTube implementou hoje uma nova e minimalista toolbar na header do produto, removendo as estranhas abas navegacionais. Outra funcionalidade apresentada está na inserção de um campo de pesquisa no topo dos vídeos incorporados em sites/blogs, o que aparentemente não agradou parte da comunidade. Ex:

Nova posição contra conteúdo irrelevante

Outra mudança necessária divulgada pelo YouTube recentemente está no aprimoramento da experiência coletiva do YouTube, principalmente nas páginas mais visitadas que passam a exibir conteúdos mais relevantes aos usuários.

Para tentar corrigir isso, o YouTube anunciou algumas mudanças

* Categoria para vídeos adultos – criação de uma nova categoria chamada  “sexualmente sugestivo” para englobar vídeos que apelam levemente para o conteúdo sexual, além de limitar o acesso para apenas maiores de 18 anos

* Menor relevância para vídeos com conteúdo sexual e profanação – vídeos enquadrados nessas categorias sofrerão algoritmicamente uma redução no valor de relevância. Essa verificação será feita através de diversos fatores, desde seu conteúdo a sua descrição.

* Melhorias nas Miniaturas – agora as miniaturas que irão representar os vídeos serão selecionadas algoritmicamente. Evitando que spammers voltem a tirar proveito da funcionalidade para injetar imagens falsas na prévia dos vídeos.

* Informações mais precisas – o YouTube informa que manipulação do número de exibições e exploração de informações enganosas em títulos, descrições, tags e outros metadados em vídeos; podem resultar na remoção do usuários, e em caso de novas violações, a remoção completa da conta do usuário.

Atividades Recentes

Baseado nas opiniões e sugestões de usuários, o portal de vídeos implementou hoje também um novo quadro dentro dos canais do YouTube que permite aos seus visitantes a visualização de suas atividades mais recentes. 

“Esse box fornecerá aos seus visitantes informações sobre mudanças recentes realizadas em seu canal público, tornando seu conteúdo mais dinâmico e atualizado. Se você adicionar um novo favorito ao seu canal, os visitantes poderão visualizar este favorito dentro do quadro de atividades recentes” explicou a equipe do YouTube no blog oficial

25 mil novas músicas na ferramenta de publicação

Para finalizar, o YouTube adicionou ontem 25 mil novas músicas a sua ferramenta de publicação, o que oferece aos publicadores de vídeo um catálogo imenso de soundtracks para escolha.

Segundo o Read Write Web, essas músicas serão fornecidas pela Rumblefish, empresa de licenciamento de músicas, e estarão disponíveis a todos os usuários através da ferramenta AudioSwap do YouTube.

2 Replies to “YouTube passa por grandes reformulações

Comente!