Google permite personalizar resultados com SearchWiki

O Google disponibilizou recentemente uma nova funcionalidade chamada SearchWiki que dá poderes aos usuários da internet de modificar e salvar resultados específicos de buscas no Google.

Além de mover os sites para cima e para baixo conforme a preferência e relevância definida pelo usuário, também é possível deixar notas próximas aos sites, deletar conteúdos irrelevantes e sugerir novos itens que não aparecem atualmente nos resultados. Para utilizar ou revisar o SearchWiki, o usuário deve estar obrigatoriamente logado em sua conta no Google.


Embora a empresa afirme que essas alterações não tragam qualquer efeito para as buscas padrões, este é um interessante modo de verificar junto ao lado social da internet a relevância de seus resultados, servindo como base para uma pesquisa mais profunda e possivelmente uma atualização de seus algoritmos no futuro.

Pesquisas Abertas

Semelhante ao funcionamento do SearchWiki, a Wikia Search, um mecanismo de buscas criado e desenvolvido pelo fundador da enciclopédia Wikipédia, Jimmy Wales, possui como diferencial uma forma diferente de ordenar os resultados de buscas.

Atrelado diretamente ao feedback dos usuários, o sistema de pesquisas da Wikia Search trabalha de forma aberta, transparente e pública. “A opinião dos seres humanos não pode ser comparada à decisão de uma máquina”, afirmou Wales ao ser questionado sobre a relevância dos resultados.

Seria este o conceito para o futuro das ferramentas de buscas na internet? Ainda é muito cedo definir o melhor conceito, mas a relevância das informações está altamente ligada à opinião das pessoas. Somente suas intenções e desejos podem definir a relevância certa de uma informação.

Comente!