Google Search no iPhone ganhará buscas por voz

4
25

Google Search Voice

Segundo informações do jornal The New York Times, o Google implementará em breve uma nova funcionalidade na aplicação do Google Search para iPhone que permitirá fazer pesquisas na web através de uma sofisticada tecnologia de reconhecimento de voz.


“Os usuários do aplicativo gratuito, que a Apple espera disponibilizar o mais breve possível na loja iTunes, tornará possível a realização de buscas através de perguntas como “Onde está a mais próxima Starbucks?” ou “Qual a altura do Monte Everest?”. Feito a pergunta, o som é convertido em um arquivo digital e enviado para os servidores do Google, que tentarão determinar a expressão oral e distribuí-las juntamente com o motor de pesquisa do Google. Os resultados da pesquisa, que poderão ser exibidos em apenas alguns segundos em uma rede sem fio, irão incluir informações locais, aproveitando as características do iPhone que permitem determinar a sua localização” publicou o jornal americano.

“A habilidade para reconhecer qualquer frase de qualquer pessoa é um dos objetivo supremos dos pesquisadores de inteligência artificial que tentam encontrar maneiras de tornar as interações homem – máquina mais naturais. Os sistemas que podem fazer isso atualmente estão cada vez mais entrando no mercado de produtos comerciais” completa o artigo.

Imagem: Peter DaSilva para The New York Times.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle Flu Trends monitora tendências de gripe nos EUA
Próximo artigoDoodle: Dia das Crianças na Índia
é pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM. Fundador da FragaNet Networks, empresa especializada em comunicação digital , cujo o portfólio estão projetos como: Google Discovery, Arquivo UFO e Muito Curioso. Foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

4 COMENTÁRIOS

  1. Sensacional.

    O reconhecimento de uma voz especifica ainda é uma coisa não muito segura e tem alto processamento nisso para retirar ruido e tal.

    Mas descobrir, em nivel computacional, o que um som representa graficamente é relativamente tranquilo. Entao na verdade acho que o software, que estará embarcado no iphone, tentara converter isso para texto, e mandará texto ao google.
    Caso ele não consiga manda para o google a voz, que o Google, parrudo que é, vai processar e entender.

Comente!