19 Replies to “Google Chrome vs Microsoft Windows [humor]

  1. Huaahuaahuh muito “Sagaz” quem criou …

    Agora me recordo de uma vez ter visto um jogo em flash ao estilo de Genius, porem com a Logo do Windows. E realmente era sem graça…….

  2. O Firefox sim é bom! Melhor, excelente! E ainda por cima, não coleta informações dos usuários. O que torna o Chrome vergonhoso!

    Sds!

  3. Sysmetall, ele coleta simplesmente informações de usabilidade. Assim como o MSN, Firefox, o Windows, Yahoo, UOL, Terra, AOL e muitos outros site que você utiliza.

    Ahh, nós do Google Discovery também coletamos, viu? :)

  4. Renê Fraga, você poderia nos divulgar algumas dessas informações de usuabilidade coletadas por vocês do Google Discovery, não é mesmo?

    P. ex.: Qual a porcentagem de acesso de cada navegador no site do G.Discovery?

  5. Renê Fraga, tudo bem que outros senão todos coletam informações. Mas… eles não pedem não? Porque o Firefox se vai coletar informações afim de “melhorar o serviço”, ele nos solicita primeiro. Porém o Chrome têm itens que não me agradam como “Unique ID”, “Timestamp”, “Suggest”, “Error Reporting”, “Google Updater”, “URL Tracker” e por aí vai…

    Já o sites enviam e coletam informações, isto é normal. Mas o Chrome é exagerado, me conserte se eu estiver enganado mas ele tem nosso “rg”, o ip, e tem coisas demais a respeito dos usuários. Identificação de usuários, adiciona automaticamente a data e a hora que o usuário fez um post a partir do browser no Blogspot, captura os caracteres digitados pelo usuário e lista automaticamente sites populares baseado no texto digitado na Omnibox e o Google fica sabendo de todas as páginas acessadas pelos usuários do Chrome. Tudo isso nas mãos da Google.

    Por acaso, não é demais essas informações?

    Sds,

    Sysmetall.

  6. Muito bem observado Sysmetall, o que o Google faz sobre coleta de informações é com certeza questionável no mínimo.

    Os xiitas tem que deixar o fanatismo de lado e ver a real.

    Eu até aceito que gravem meu ip, salvem cookies com minhas pesquisas, afinal, faz parte do jogo e do negócio. A internet vive de informações.

    Tive grandes decepções com essa parte de confidencialidade em relação ao Google. Testei aquele Google Desktop e fiquei muito chateado ao ver o desempenho da minha máquina cair devido a TODOS meus arquivos estarem sendo indexados e informações sobre os arquivos e meu uso sobre eles sendo enviadas para as bases dados do Google. Foi muito triste acessar a web e ver tudo o que fiz em meu desktop nas mãos do Google… pode até ser falha minha por não ler as condições de uso ao instalar, mas jamais esperei algo assim de um software desktop de uma organização importante.

    Quanto ao Chrome, me decepcionou quando descobri um serviço rodando sem que eu soubesse em background, o GoogleUpdate… bem estranho isso rodar até mesmo sem eu nem sequer ter aberto o navegador.

    Não estou dizendo que os serviços ou o Google são ruins, mas às vezes só queremos enxergar os benefícios. Temos que fazer analises críticas e selecionar bem o que usamos.

    Abraço,
    Gustavo

  7. Guilherme, posso divulgar essas informações em breve. :)

    PS: Em conjunto com o lançamento do WP2.7, estaremos implementando o recurso de reply aqui nos comentários. :)

  8. Sysmetall,

    “Mas… eles não pedem não?”

    O Google Chrome também. Ao fazer o download, um termo de uso e autorização aparecem para que você sinalize positivamente ou não o envio dessas informações.

    Eu acho muito relativo esse “medo” com a sua privacidade online, enquanto você discute que o Google sabe muito sobre você, a Microsoft e o Yahoo! jogam suas informações na mão da justiça muito facilmente.

    O Google no entanto é uma das empresas que mais batalha para não fornecer informações a terceiros, o que demonstra um lado muito positivo e seguro.

    “adiciona automaticamente a data e a hora que o usuário fez um post a partir do browser no Blogspot, captura os caracteres digitados pelo usuário e lista automaticamente sites populares baseado no texto digitado na Omnibox e o Google fica sabendo de todas as páginas acessadas pelos usuários do Chrome”

    O Google não precisa que o Chrome funcione desta maneira (além de não fornecer tais informações). Neste caso, seu medo deveria ser relacionado ao Google Analytics, ele sim monitora o comportamento de sua navegação.

    Sua visão está muito focada no Google, imagine tudo que você faz no Windows e nas informações que são enviadas para a Microsoft. Ela sabe por onde você navega, ela sabe os softwares que você usa, ela sabe onde você guarda suas fotos…

    Será que o Google sabe de tudo mesmo?

  9. Gustavo,

    “Tive grandes decepções com essa parte de confidencialidade em relação ao Google. Testei aquele Google Desktop e fiquei muito chateado ao ver o desempenho da minha máquina cair devido a TODOS meus arquivos estarem sendo indexados e informações sobre os arquivos e meu uso sobre eles sendo enviadas para as bases dados do Google.”

    Primeiramente coisa: você ativou a opção de indexação de seus arquivos. Atualmente esta opção não é mais padrão.

    Segundo, os dados indexados não são enviados para o Google. Apenas informações técnicas de sua máquina e SO para a correção e problemas e maior estabilidade.

    “Google. Foi muito triste acessar a web e ver tudo o que fiz em meu desktop nas mãos do Google… pode até ser falha minha por não ler as condições de uso ao instalar, mas jamais esperei algo assim de um software desktop de uma organização importante.”

    Gostaria de saber onde você pode visualizar tal atividade pela internet. Com o Destop instalado, um plugin no navegador mescla as informações do seu computador com a internet.

    As informações do seu computador apenas são exibidas para você e diretamente do seu computador. Em nenhum momento foram indexadas pelo Google Search.

    “Quanto ao Chrome, me decepcionou quando descobri um serviço rodando sem que eu soubesse em background, o GoogleUpdate… bem estranho isso rodar até mesmo sem eu nem sequer ter aberto o navegador.”

    Muitos realmente tem dúvidas sobre o GoogleUpdate. É apenas uma simples aplicação que roda em segundo plano para manter todos os softwares do Google(instalados em seu computador) com suas últimas e mais atualizadas versões.

    Não faz nada além disso. Ok?

    Abraços!

  10. Renê,

    “O Google Chrome também. Ao fazer o download, um termo de uso e autorização aparecem para que você sinalize positivamente ou não o envio dessas informações.”

    Mas eu não autorizei. Mas o Chrome deixou de coletar informações minhas? Eu acho que não.

    O Google Desktop continuou rodando! Pelo menos tentou, eu o bloquiei pelo firewall.

    Quanto ao “medo” sobre privacidade, sempre haverá. Com qualquer serviço que estejamos utilizando, sendo Yahoo ou Microsoft. E li sim algumas matérias sobre a Google estar tentando manter a privacidade de seus usuários. Porém, em contra-mão a mesma empresa se esforça para coletar MAIS INFORMAÇÕES que as outras (incluí o Chrome, mesmo que as outras não tenham a mesma ferramenta). E todas, mediante ação da justiça vão entregar informações. Porque é lei e ponto final. Mas sim, muitas matérias que li colocam a Google como dificultador de liberar informações até para a justiça.

    E quanto aquelas informações que coloquei aqui, sobre coletar informações fazendo posts no Blogspot, captura de caracteres baseado na Omnibox e sobre a Google ficar sabendo de todos os sites que visitamos… Não é verdade? Tudo bem, você pode até afirmar que ela não “FORNEÇA”, mas “COLETA” essas informações. Novamente, se eu estiver errado me conserte. Essas informações foram lidas na internet, sou apenas um leigo usuário.

    E minha visão está focada no assunto “PRIVACIDADE”, independentemente de ser Google, Yahoo, Microsoft ou um provedor que atende apenas a 100 usuários no meu bairro. rs

    Eu gosto muito dos serviços da Google, são excelentes. Mas não poderia simplesmente ignorar o assunto “privacidade” quando a empresa tenta coletar mais informações do que considero “normal” ou “necessárias”.

    Abraços e valeu pela discussão. Está sendo ótima! ;)

Comente!