Primeiro Clique Grátis para Web Search

Você provavelmente já deve ter passado pela seguinte situação: encontrar um resultado de buscas relevante com limitações de acesso. Provavelmente a experiência de uso e navegação pelo site não deve ter sido agradável, não é?

Para tentar contornar esse problema, o Google está oferecendo, de forma gratuita, a possibilidade de viabilizar, num primeiro acesso, que o usuário tenha a permissão de adentrar e visualizar páginas restritas. Segundo a empresa, a funcionalidade “Primeiro Clique Grátis” possui dois objetivos:


  • Incluir conteúdo altamente relevante ao sistema de pesquisas do Google. Fornecendo melhor experiência para os usuários Google que podem não ter conhecimento do conteúdo existente.
  • Fornecer uma oportunidade de promoção e descoberta para editores com conteúdo restrito.

“Primeiro Clique Grátis foi projetado para proteger o seu conteúdo e ao mesmo tempo permitir inclui-lo no índice de pesquisa do Google. Para implementar o Primeiro Clique Grátis, você deve permitir que todos os usuários que encontrarem sua página através de pesquisa no Google possam visualizar o texto de forma integral sem exigir registro ou assinatura para acesso ao conteúdo. O primeiro clique do usuário para seu conteúdo é livre e não requer login de acesso. Você pode, no entanto, bloquear o usuário com um login ou registo quando ele tentar ir para outras páginas” explica o Google.

Embora a funcionalidade tenha recebido críticas, esta é uma ótima forma de permitir ao usuário um “test-drive” de seu conteúdo, aumentando as chances de uma inscrição ou assinatura. Saiba mais.

One Reply to “Primeiro Clique Grátis para Web Search

  1. É uma excelente ideia.
    As criticas são validas, pois isso pode implicar em uma no primeiro acesso o usuario fazer muita coisas danosa, mas como tem essa possibilidade de bloquear algumas paginas o administrador do site que deve implantar corretamente.

Comente!