Descubra como definir e exibir um ponto específico nos vídeos do YouTube

Muitas vezes descrevemos aqui no blog diversas funcionalidades dos mais variados produtos, e em alguns momentos, preferimos também adicionar um vídeo complementativo para facilitar a visualização. Mas existem casos onde onde o assunto abordado aparece apenas no final do vídeo, fazendo com que o leitor seja obrigado a assistir ou procurar no escuro pelo assunto específico.

Para evitar esse constrangimento, o Google Operation System divulgou uma ótima dica que permite inserir uma variável adicional ao código embed do YouTube que adianta o vídeo até uma parte específica, tornando tudo mais agradável, fácil e rápido. Veja como funciona:


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/abcdefghijk&hl=en&fs=1&start=15"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/abcdefghijk&hl=en&fs=1&start=15" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

A implementação é muito simples, você precisa apenas especificar nos códigos o momento em que o vídeo deve ser iniciado com a variável “&start=15”. Veja um exemplo abaixo:

Imagine que este artigo seja por exemplo sobre a Android Market, a loja virtual de aplicações do sistema operacional Android, e o tema do post estivesse envolvendo o modo de instalação dessas aplicações. Com certeza, teria postado como complementativo o vídeo Tour G1 criado pela HTC, exibindo a parte relevante apenas no final do vídeo. Mas com a dica acima, veja como ficou mais fácil:

Além do áudio preview nos comentários, seria muito interessante que o YouTube adicionasse uma funcionalidade que permitisse fazer essa especificação de forma mais dinâmica.

4 Replies to “Descubra como definir e exibir um ponto específico nos vídeos do YouTube

  1. Renê,

    Acho que só não ficou muito claro que o valor a ser colocado na variável é o ponto do vídeo, em segundos, em que começa o que se quer mostrar.

    No caso do vídeo que você postou, o valor foi 87, ou, 1m27s. ;)

  2. sem dúvida alguma é uma feature mais que bem vinda. Entretanto, já faz tempo que uma adequação que o youtube deveria ter feito é a de permitir aos videos adicionados tanto por url como por “embed” serem exibidos no local de destino, em alta definição (quando disponiveis claro).

Comente!