Mozilla Geode: saiba sempre onde você está

A Mozilla Labs, laboratório de novidades da Fundação Mozilla, anunciou hoje o lançamento de um plugin chamado Geode que possibilita ao navegador detectar a localização atual dos usuários.

Embora essa funcionalidade esteja sendo programada para vir integrada nativamente nas próximas versões alphas do Firefox 3.1 (Fennec), a Mozilla resolveu disponibiliza-la hoje para todos os usuários da versão 3 do navegador.


Com suporte a nova especificação W3C Geolocation, o plugin adiciona uma habilidade aos websites de solicitar a você sua localização, fornecendo assim serviços e conteúdos relevantes de forma direcionada. A Mozilla planeja ainda permitir que o usuário determine como quer revelar a sua localização (via GPS, Wi-Fi, entrada manual, ou outros métodos) ou informações específicas como localização exata, bairro, cidade, etc.

Entre os primeitos sites a fornecer suporte ao Geode está o Pownce e o Yahoo Fire Eagle, ambos requisitantes de cadastro para poder utiliza-los.

2 Replies to “Mozilla Geode: saiba sempre onde você está

  1. Interessante… fiz o teste. Está disponível a partir da versão 3.0 do Firefox e funciona, mas cidades menores que não tem localização exata pelo Geolocation ele não encontra. Percebi também que um dos exemplos busca se basear por WiFi.

    Quero ver conseguirem localizar o Acre :D

    Alguém mais testou?

  2. Eu testei, mas não foi tão positivo, minha cidade mesmo ele não detectou, ainda falta muito para chegar a trabalhar bem, enquanto isso o Geolocation do Google Gears já funciona perfeitamente por aqui : )

Comente!