Google afirma possuir os mais eficientes data centers do mundo

O Google disponibilizou hoje uma nova página corporativa que detalha de forma interessante alguns aspectos relacionados ao funcionamento de seus data centers, informações que até então eram altamente sigilosas.

Segundo o Google, centenas de milhões de usuários acessam todos os dias os serviços da empresa através da web, o que requer tráfego de uma grande rede de computadores. Como forma de criar uma base de sustentação adequada e voltada para o meio ambiente, uma série de estratégias foram executadas para tornar a infra-estrutura possível. Hoje, a empresa Google acredita estar operando os data centers mais eficiente do mundo.


“O gráfico acima mostra que nossos data centers utilizam consideravelmente menos energia – tanto para os servidores e as suas instalações – do que um típico data center. Como resultado, a energia utilizada pelo sistema de pesquisa do Google é mínimo. Na realidade, o tempo que você leva para fazer uma pesquisa no Google, o seu próprio computador pessoal utilizará mais energia do que nós para responder à sua consulta” descreve o Google.

Enquanto muitas empresas não se preocupam com sustentabilidade, o Google demonstra estar centrado na poupança de recursos como água e eletricidade como fator importante para a redução dos custos operacionais. “Ser ‘verde’ é essencial para manter nossa competitividade empresarial. É esta a vantagem econômica que torna os nossos esforços verdadeiramente sustentável”

Plano de cinco etapas criado pelo Google demonstra o uso racional da eletricidade:

1. Minimizar a eletricidade usada pelos servidores
2. Reduzir a energia utilizada pelos data centers em suas instalações próprias
3. É preciso conservar a água doce através do uso de água reciclada no lugar
4. Reutilização ou reciclagem de equipamentos eletrônicos dos data centers
5. Compromissos colaborativo que permite avançar mais com práticas de energia inteligente

O Google não é o Gmail, muito menos o orkut e tão pouco o Chrome. O Google, com suas filosofias e visões empresariais de outro mundo, se transforma cada vez mais num modelo de aprendizado a ser sugerido, citado e comentado por outras comunidades. Mais uma vez, a empresa de Larry Page e Sergey Brin demonstra não só estar atenta ao mercado, quanto a própria existência da vida humana.

4 Replies to “Google afirma possuir os mais eficientes data centers do mundo

  1. Como uma empresa, com fins lucrativos, deve-se sim ser “verde”. Mas pensando somente dessa forma, soaria egoísta. Economizar água e energia temos que fazer todos, e divulgar essa ideologia, mas pra um fim bem maior, que imagino, você já saiba qual é.

Comente!