Suposto “terceiro co-fundador” do Google é uma fraude

A Folha Online reportou ontem uma interessante história de um homem, que depois de dez anos, surgiu das sombras alegando ser um “terceiro fundador” do Google, juntamente com Larry Page e Sergey Brin.

Hubert Chang afirma ter criado o mecanismo em conjunto com Larry Page e Sergey Brin, os reconhecidos fundadores da empresa. Chang diz não ter seguido com os dois na companhia para priorizar os estudos, mas agora afirma que a verdade precisa ser conhecida.


Em um vídeo postado no YouTube, que só chamou a atenção nesta semana, Chang conta que conheceu Page e Brin por meio de Rajeev Motwani, um professor da Universidade de Stanford, onde os fundadores do Google estudaram.

No vídeo, Chang também afirma que teria ajudado na criação do algoritmo do PageRank (tecnologia desenvolvida pelo Google que é responsável pela relevância das páginas), na decisão de um modelo de negócios, da filosofia e o nome da empresa.

Chang criador do PageRank? Não, ele é o criador da internet!

A história, que demonstrava apresentar afirmações plausíveis, apenas escondiam um pequeno fato: Chang, que achava ser apenas um dos criadores do Google, na verdade poderia ser considerado como “o criador da internet”! Hã?

A Valleywag, blog feito por “fofoqueiros” do Vale do Silício, encontro vestígios de um antigo website de Chang que revelava informações bombásticas. Chang afirmava estar ligado a criação da linguagem de programação Java, do OpenOffice, da Web Semântica, do DHTML e outras revoluções. Acredite se quiser e puder.

Resposta oficial do Google para o caso

Em nota oficial, o Google informou que Chang nunca teve qualquer ligação com o Google e seu envolvimento com Larry Page e Sergey Brin pode não ter ocorrido, embora seja difícil para ambos os fundadores lembrarem de todas as pessoas nos últimos dez anos.

Não existe nenhuma veracidade no que Hubert Chang alega – ele não teve qualquer envolvimento na criação do Google. Nem Larry e Sergey tem lembrança do encontro dele – no entanto, dado o número de pessoas que ambos conheceram na última década, não é impossível afirmar categoricamente que eles nunca teriam se visto. Rajeev Motwani, o Professor e Diretor de Graduação em Stanford, acredita que ele pode ter compartilhado alguns e-mails do Sr. Chang com Larry e Sergey em 1997 ou 1998. Mas, naquela época, o PageRank já tinha sido desenvolvido e era um protótipo de trabalho“.

5 Replies to “Suposto “terceiro co-fundador” do Google é uma fraude

  1. Ele também ajudou a escrever a Bíblia, o Alcorão e o livro dos mortos, e foi ele quem escolheu o nome “Windows” para o sistema de janelas da Microsoft.

    Hehehehe! Se que sanatório será que saem essas figuras?

  2. Pra quem “criou” o java e o dhtml, o site dele é beeeem do feio não?

    Ah pessoas, ninguém sabe…
    Mas eu criei o UNIX!

Comente!