Yahoo! está sofrendo uma crise de identidade?

O Yahoo! está com uma horrível falta de padronização. É verdade que onde quer que você vá no mundo provavelmente encontrará uma versão local da gigante da Internet, mas, será que do mesmo jeito? Afinal, o logotipo do Yahoo! é roxo ou vermelho? Ele deve ficar centralizado ou não? O topo é roxo, azul claro ou… laranja!? Ele têm mesmo reflexo? Este problema se estende, também, ao layout das páginas iniciais.

A perda da identidade visual de uma empresa pode gerar um grande problema. Felizmente a força da marca Yahoo! ainda não foi abalada, e espero que a nova “filosofia do roxo” crie, no futuro, páginas mais uniformes e uma identidade única.


Inspirado no artigo da Valleywag

14 Replies to “Yahoo! está sofrendo uma crise de identidade?

  1. a questão das diferenças, está relacionado ao país, pq, japap gosta de laranja, brazil gosta de uva, canada gosta de gelo, colombia, sei la.

  2. Sinceramente não parece ser um problema que a aparência seja personalizada pra cada país. É uma boa estratégia.

  3. eu também gostei da idéia de selecionar uma cor por país, mas não gostei de termos ficado com o roxo, gostei mais da Home do Canada.

  4. Eu concordo com o Daniel. É algo mais focado pra cada lugar. O Yahoo! já tem uns bons anos de marca pra se preocupar se alguém vai confundir o yahoo! roxo ou laranja.

  5. O problema de diferenças no layout não é apenas na página inicial. Alterando a interface para o novo Yahoo Mail, apenas as funções de e-mail são alteradas. O bloco de notas e a agenda continuam na interface antiga. Muito estranho…

  6. Personalizar uma cor para cada país é legal, o problema é o logotipo. Nenhum site internacional que eu conheço possui ele de um modo diferente em cada região (vide Google, AOL e MSN).

  7. Tambem acho que não seja problema a customização de cada pagina para o respectivo pais, mesmo porque talvez seja a estratégia deles, acredito não ter nada de mais, logo do google tambem muda de pais para pais em dias comemorativos locais e nem por isso é um absurdo.

  8. Rebkack, a questão levantada não são os doodles e sim o logotipo da página. Os doodles de dias comemorativos ficam no ar geralmente por um dia, mas o oficial fica lá a maior parte do tempo. Neste você não vê alterações de um país para o outro.

  9. Crise de identidade não é um exagero?

    O marketing de guerrilha com o ‘não subestime o roxo’ no Brasil foi um sucesso. Ouvi boatos somente haveriam mudanças na fonte da marca.
    Mas qual o problema disso tudo?

    Eu iria mais além dizendo que quem vem sofrendo uma crise de identidade é A Google, que comprou o Orkut e o YouTube e não sabe o que fazer; parece que nossa amiga de marketing de busca quer dominar o mundo, mas de uma forma BEM genérica.

  10. Por que você diz que a Google não sabe o que fazer com o Orkut e YouTube!? Os dois produtos estão lá e fazendo sucesso.

Comente!