Google Chrome ganhará suporte a Add-Ons e User Scripts

14
39

A Information Week, um dos sites mais respeitados dois EUA, confirmou hoje que o Google Chrome ganhará add-ons e suporte a scripts, semelhantes aos existentes para Greasemonkey.

Segundo Ojan Vafai, Engenheiro do Google, existirão dois tipos diferentes de add-ons para o Google Chome: os famosos complementos(add-on) e user scripts, que alteram, por exemplo, o CSS de sites ou implementam recursos inline numa página de internet.


Aaron Boodman, fundador da Greasemonkey, que trabalha na equipe do Google, explicou que a intenção da empresa é realmente possibilitar aos usuários um “alargamento” do navegador ao permitir a adição de funcionalidades.

Vafai também comentou que o Google trabalhará no sentido de garantir que suas extensões tenham maior estabilidade que no Firefox, que supostamente teriam “problemas de instabilidade”. Embora a declaração possa ser “agressiva” para a Mozilla, é esperado que ambos os navegadores “briguem” por inovações e qualidade.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle Knol em português
Próximo artigoGoogle fechará escritório em Phoenix
é pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM. Fundador da FragaNet Networks, empresa especializada em comunicação digital , cujo o portfólio estão projetos como: Google Discovery, Arquivo UFO e Muito Curioso. Foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

14 COMENTÁRIOS

  1. Completando o que o giovanealex disse, parece que o Chrome já é versão final e que o povo pode baixar a vontade. Meu Deus, a Google tem tomar cuidado, isso pode trazer algo negativo no futuro.

    Quanto aos add-ons. Eu vou rir, quando tiver muita aba (aplicativos para a Google) travando ao mesmo tempo.

  2. o navegador acaba de ser lançado, sim!
    mas além da equipe de desenvolvimento do Google ser uma das melhores, com certeza eles NÃO terminaram o navegador e saiaram por aí enfiando nos computadores das pessoas, o navegador foi liberado ao público recentemente, mas ninguém sabe ao certo há quanto tempo ele existe, e sem falar que já ta enchendo o saco esse pessoal aparecendo e falando “O Google vai dominar o mundo” whatever guy [email protected]

  3. Se depender do Aaron Boodman, teremos funcionalidades dignas de GOOG.
    Usei muito Greasemonkey… Ele é realmente útil…

    Se o Google tiver alguma proposta de importar alguns Add-Ons do Firefox, teremos uma explosão na internet….

    Vindo do Google… não dúdivo…

    AdPHP

  4. Bem, tudo mundo sabe há quanto tempo os concorrentes estão aí – há muito mais do qo Chrome, com certeza. Só isso já é o bastante para que o Google não subestime o poderio dos navegadores tradicionais frente à sua tentativa de abocanhar uma fatia deste mercado – uma tentativa que, diga-se, é só mais um dos inúmeros “hypes” da atualidade.
    E falando em “hype”: esse papinho brega de “Google vai dominar o mundo” é coisa de fanboy, Kelsen. É o Google soltar um “pum” pra nego sair falando isso – hilário, por sinal.
    O que você esperava dessa gente, afinal? Sensatez e lógica?

  5. Mudando um pouco de assunto…

    Você sabem se eu vou poder usar a extensão do Firefox “Gmail Skins” também no Google Chrome?

  6. um tal de giovani disse:
    “Essa é boa: um navegador BETA que acaba de ser lançado apontando instabilidade em um dos navegadores concorrentes.
    Me poupe.”

    acontece que todos os produtos do google tem “beta” no nome, como uma brincadeira da propria google (ate o buscdor tem) porque a filosofia deles é estarem sempre mudando e inovando. Trabalho com design e testei mais de 12 browsers. Embora o mais leve tenha sido o kmeleon e o melhor garbage collector ser o safari, o chrome apresenta o menor custo por aba. O firefox é o mais gordo, pesado e fominha de todos os baseados no engine do mozilla e o IE8 beta é uma piada de mal gosto.

    o meu browser preferido era o mozilla… até eu conhecer o chrome e o kmeleon. O safari e opera sempre foram os segundos melhores.

    antes de falar qualquer coisa sobre o chrome, meu amigo, TESTE-O

    link interessante:http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-09/48BD89BB.html

  7. outro fato:

    o que você chama de concorrentes que estão a mais tempo no ar?

    o google chrome tem o apoio da equipe de desenvolvimento do mozilla (eles fizeram um agradecimento ao pessoal do mozilla no dia do lançamento), é open-source, o que garante apoio mundial e é baseado numa das engines mais antigas e tradicionais do mundo, que passou nos testes ACID e talz, que é o web tollkit da apple, usado por exemplo no safari. Espere encontrar novas features na nova versão do firefox que serão contribuições do chrome.

    aliás, a V8 (javascriprt virtual machine e compiler) do chrome poderia solucionar parte do dispendioso e gritante memory leak do firefox.

  8. Só precisa de uma coisa! um minimize pra ele ficar no cantinho do relógio! e um addon de dizer o IP maquina/site. : ) Somente ;P

  9. o Chrome já nasceu melhor que os concorrentes, Tem muito a crescer e não duvido do potencial deste excelente aplicativo. Fico com pena dos xiitas do firefox e dos acomodados do IE.

  10. google chrome é perfeito, ótimo, mesmo com instabilidade da internet o google chrome navega muito bem. porém ainda uso o FireFox por permitir uso de complementos(add-on) e muitas outras funções que necessito para fins de trabalho e diversão.
    Nunca tive problemas com o FireFox, também é ótimo nas instabilidades da internet, apenas poderia ter uma aparencia mais moderna e ocupar menos espaço no monitor assim como o chrome.
    Disputa por uso de produtos é normal, mas acho que não deveriam haver declarações agressivas como foi escrito no texto acima, apesar de qualquer motivo que haja, a Mozilla sempre divulgou e apoiou muito bem a Google.
    como diz o ditado:
    “não se cospe no prato que come”

Comente!