GloboMail ganha infra-estrutura do Google e assusta usuários

Como reporta a Rosana Hermann, blogueira do Querido Leitor, diversos usuários estão preocupados com um “possível plágio” feito pela empresa Globo em seu serviço de webmail. “Ana Maria Miranda Alves abriu um email novo da Globo.com e ficou pasma com a semelhança da homepage do globomail com a página do gmail.Realmente, são idênticos” comenta.

Assim como o IG, Estadão e muitas outras empresas, a infra-estrutura dos serviços do Google podem ser utilizadas por outras organizações através do produto Google Apps, que permite a terceiros integrar a tecnologia do Gmail em domínios particulares, como ocorreu com o Globo Mail.


Qual o motivo de fazer isso? Entregar tudo na mão do Google?

Assim como muitas empresas precisam terceirizar um setor ou departamento, algumas empresas de internet também podem fazer o mesmo, deixando de se preocupar com gerenciamento de e-mails e possibilitando focar-se em suas atividades principais.

Google fica responsável por tudo isso? O que ele ganha com isso?

Sim, o Google passa a responder por qualquer problema nesse sentido. Ao mesmo tempo, os milhões de usuários passam a visualizar os anúncios da empresa que são integrados ao webmail. Garantindo retorno financeiro estável e rotatividade enorme de usuários.

12 Replies to “GloboMail ganha infra-estrutura do Google e assusta usuários

  1. Agora até a Globo.com migrou para a plataforma Gmail!

    Estou pasmado!

    Daqui a pouco até o UOL estará fazendo o mesmo…

    Acho que estas empresas estão adrindo a este método para diminuir as despesas com servidores.

    :D

  2. O portal do jornal “Estadão” (estadao.com.br)também usa a plataforma do G Mail desde março deste ano! Ficou bem melhor!

  3. Bom realmente acho que não há nenhuma desvantagem para as empresas em usa a API do google…. mas me digam uma coisa… agora quem criar email na globo n vai ser mais globo.com? vai ser gmail.com? e quem já tinha ganhou um usuario do gmail?

  4. Não! O dominio globo.com continua, o que muda é a plataforma (webmail)!

    Acho que não serve para utilizar nos serviços do Google, só Globo.com!

    Devo ter respondido suas perguntas Kaue.

    :D

  5. o do UOL também será assim, a própria empresa confirma que todos os assinantes terão a migração pro novo UOLMail gradativamente. A tecnologia do Gmail realmente é melhor que as antigas.

  6. Oi amigos, a BrTurbo.com também é plataforma GMail há um bom tempo. Sucesso com o ótimo blog, acompanho via feed.

  7. Imagino que seja uma forma da Globo distribuir seu enorme conteudo online (Globo Media Center) usando a plataforma do AdSense.
    O maior indexador de conteudo nacional junto com o maior produtor de conteudo nacional em quase todas as areas. Essa migracao sera a primeira de muitas.

  8. Nada mais que normal.

    A marca Google está dominando todo o e-marketing mundial. Nos parece um pouco estranho quando esse domínio “emgloba” a gigante Rede Globo.

Comente!