Propaganda política está proibida no orkut [limitações]

O blog oficial do Orkut acaba de anunciar algumas limitações em relação aos tipos de atividades políticas que podem acontecer no orkut devido às leis brasileiras. Embora “ainda” seja permitido discussões políticas, qualquer manifestação de propaganda política será removida como forma de cumprir a Lei Eleitoral.

Embora a lei brasileira permita discussões políticas, ela não permite propaganda política no orkut. A lei exige que retiremos seu perfil ou comunidade quando soubermos das seguintes atividades:


  • Propaganda direta no perfil: você não pode mostrar o número nem o nome do candidato em seu perfil pois isso é considerado um convite para votar nele.
  • Fotos em perfis e álbuns que sejam simplesmente banners dos candidatos.
  • Comunidades que sejam um chamado para se votar em um candidato.

O orkut alerta que possíveis novas atividades podem vir a ser consideradas como propaganda política pelas leis brasileiras, portanto evite o serviço neste momento ao compartilhar sua opinião sobre conteúdo político. Caso seu estado não esteja na relação de cidades afetadas pela Lei, o orkut informa que não irá remover o conteúdo.

12 Replies to “Propaganda política está proibida no orkut [limitações]

  1. Eu acho uma insanidade proibir a propaganda política no Brasil pela internet, esta tida como uma, senão a mais importante mídia dos tempos atuais.

    Afinal, por quê?

    Me pergunto também, por que então não proíbem horário eleitoral pela TV (este muito injusto, se compararmos por exemplo o tempo de exibição de um candidato tido como mais forte, aos candidatos “mais fracos”), por que não proíbem banners, faixas, cartazes, panfletos etc?

    Uma vantagem que vejo da propaganda pela internet, é que por eu ser do interior, e morar aqui na capital, eu poderia ser totalmente informado dos candidatos da cidade qual voto. Mas não, terei que votar NULO por nem saber quem está se candidatando, ou vale mais eu faltar no meu exercício de cidadão, e simplesmente justificar?

  2. Concordo com a proibição, mas reprovo o modo como o orkut agiu.
    O orkut poderia ter removido as imagens impróprias (assim como fez com os link externos) ou remover partes de um texto, mas excluir um profile foi uma atitude abusiva. Até mesmo porque o usuário não estava ciente que isso era ilegal.
    fica aí a minha indignação.

  3. Qual seria o problema de uma pessoa fazer propaganda política em uma rede social?

    Parece, que ainda precisamos aprender com a cultura norte-americana em relação ao uso da Internet, infelizmente.

  4. Realmente, uma simples notificação ajudaria muito.

    Perdi meu orkut, e minhas informações.

    Uma empresa q se “diz” tao preocupada com o usuario, e toma uma atitude como essa nao merece respeito…

    Mas, problemas a parte, existe algum modo de resgatar os perfis excluidos ?

    Abraço.

  5. Sou contra qualquer tipo de proibição que penaliza apenas alguns. Basta olhar os profiles de várias cidades, principalmente a minha e ainda se vê alguns ostentando propaganda explicitamente. Porque o Orkut não exclui essas fotos e mensagens ( deixe o profile. é muito esquisito isto. Não vai cumprir a lei?

  6. Novamente nosso país mostra a cara como um país de 3ºmundo
    a justiça deveria era penalizar os políticos que estão acabando com nosso país
    em vez de punir quem esta usando a internet como propaganda,
    nos que somos jovens e temos idéias novas e capacidade de sobra, temos a juventude como a força do futuro temos que pagar pelos políticos que só tem amigos por troca de favores, porque são pessoas que estão no poder e não tem idéias novas e nem propostas para ajudar a população, e sim ficam fazendo assistencialismo para ter seus votos

    obs.: O POVO IMPLORA PARA O VOTO NAO SER OBRIGATORIO, CHEGA DESSA OBRIGAÇÃO ONDE TEM PESSOAS QUE NEM SABEM PARA QUE, E PARA QUEM ESTA VOTANDO,
    AE VOCES POLITICOS ACOMODADOS TERÃO QUE CORRER ATRAS DE MOSTRAR SUAS CAPACIDADES E COMPETENCIA PARA AJUDAR A POPULAÇAO,
    MUITOS POLITICOS ESTÃO NO PODER POR PESSOAS QUE SÃO INOCENTES E VIVEM NA MISERIA MENDIGANDO PELAS NECESSIDADES E TEM QUE SE VENDER PENSANDO QUE VENDENDO SEU VOTO VÃO TER RESPEITO E DIGNIDADE.

  7. Está certo e errado.

    Os políticos já são uma cambada de sem-vergonha, e não precisam da ajuda gratuita de um bando de imbecis, que ficam poluindo o Orkut com propagandas políticas imbecis. Os políticos tem mais é que pagar pela propaganda na internet sim.

    O Orkut só está seguindo ordens da justiça, então tem que apagar o povo, paciência. Quem não gostou, que vá reclamar com o político que está defendendo.

    Só acho que a justiça poderia mandar apenas “suspender” o login da pessoa por 7 dias, para que o usuário aprenda a respeitar os demais usuários. E no caso de insistir na babaquice de divulgar um político ladrão, aí sim tem que ser expulso, sem dó nem piedade.

  8. Não tá certo não….

    é uma interpretação muito própria da legislação essa daí e o orkut não tem a competência e nem a jurisprudência para fazer essa interpretação…

    “Todo Brasileiro tem direito à Liberdade de Expressão”. Cláusula pétrea constitucional. o que não pode é transformar o orkut numa´página de campanha….

    pois é…. perfis excluídos….

    os pedófilos, os aliciadores e os comerciantes de sexo continuam com seus perfis por aí….

    dois pesos?

    Rá.

  9. Realmente ridículo!
    O pessoal do Orkut pisou na bola!
    Não aconteceu comigo, mas muitas pessoas perderam perfis, comunidades, contatos de trabalho, e muitas outras coisas por causa dessa decisão precipitada e mal executada!

    O Orkut cancela links com tanta facilidade.. PRECISAVA APAGAR OS PERFIS?

    Ficou muito feio…

Comente!