Google digitalizará a história dos jornais brasileiros

7
118

Segundo informações do JB Online, o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil anunciaram hoje uma parceria com a empresa Google para a digitalização das primeiras publicações em língua portuguesa.

A novidade permitirá que os usuários do Google News possam navegar pelo conteúdo de jornais exatamente como foram impressos.


“Nos próximos meses, todo o conteúdo histórico dessas publicações serão transferidos para os domínios digitais do Google por uma plataforma online. Usuários de todo o mundo poderão desfrutar de mais de um século de informação.

Usuários poderão ler a cobertura da Copa de 1950 diretamente das páginas digitalizadas do JB ou pesquisar sobre a crise do petróleo a partir do que foi integralmente publicado na Gazeta Mercantil, por exemplo”.

Para Punit Soni, um dos gerentes do Google responsável pelo lançamento do produto, a iniciativa está apenas no início: “Conforme agregamos novas publicações, movimentamo-nos cada vez mais em direção ao nosso objetivo de tornar bilhões de páginas impressas de jornais em todo o mundo capazes de serem pesquisadas e acessíveis online“.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorChrome Theme para Mozilla Firefox [add-on]
Próximo artigoAo Vivo: Apple Let’s Rock keynote
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

7 COMENTÁRIOS

  1. Cara, lá no Google News versão inglesa busca por Brazil e organiza por data.
    Tem uma matéria do New York Times de 1889 sobre o desembarque de D. Pedro em Belém, subúrbio de Lisboa…
    hahaha…

  2. O Google vai dominar o mundo!
    Não é atoa que o comparo como o “Oráculo” do planeta.
    Quer saber das coisas…pergunte o Oráculo!
    Abraços.

  3. Senhores, gosto muito de ler jornais antigos, me transporta pro passado, eu gostaria de pedir-lhes que publiquem o jornal “Folha do Norte” de Belém do Pará, agradeço a atençao e uma boa sorte a todos!

    • Amigo, você pode ler o jornal Folha do Norte na Integra, os originais, na Biblioteca Pública Estadual do Pará – Arthur Vianna, conhecido como CENTUR.

Comente!