A empresa Google anunciou hoje o lançamento de uma nova iniciativa que tornará antigos jornais acessíveis e buscáveis no mundo online com a digitalização de milhares de páginas provenientes de arquivos de notícias.
Segundo o Google, além de permitir buscas inline no conteúdo dos jornais, os usuários poderão navegar exatamente como foram impressos, com parágrafos, manchetes, artigos, publicidade e tudo mais. Todo o acervo de jornais digitalizados estarão sendo disponibilizados no Google News Archive.
Tem alguns lugares meio difíceis de ler…
http://news.google.com/newspapers?id=b9cNAAAAIBAJ&sjid=amwDAAAAIBAJ&pg=7251,4956390
cara… isso é muito legal!
e misturando isso com a tecnologia de reconhecimento facial do picasa a gente começa a viajar e pensar em novas possibilidades.. =D
Olá sou a Márcia estudante de História, achei a iniciativa maravilhosa.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir ajuda. Eu preciso muito de um jornal da época da ditadura militar, que contenha alguma reportagem censurada e ao invés de aparecer a matéria, apareceria uma receita de bolo.
Alguém teria isso digitalizado?
Muito obrigada e aproveito para parabenizar a Google mais uma vez.
Sou estudante de História e parabenlizo a iniciativa de resgatar atraves da imprensa impressa parte da nossa história.
Aproveitando o ensejo gostaria de receber reportagens de jornais da epoca da ditadura militar brasileira.
Queria também receber o que eles escreviam no lugar das materias censuradas.
Desde já agradeço.
Muito bom, parabens, este site é completissimo e achei tudo o que buscava e muito mais. Obrigado!
Tenho jornal Gazeta d Povo de 1881 – um ano.
Quem se interessar, favor entrar em contato. Moro em São Paulo-Capital.
Gostaria de encontra um jornal de 20/02/1978. “Folha da Tarde” Pag 20. Onde consta a publicação do vestibular da universidade de mogi.
oi, sou estudante de letras e que coisa legal termos este tipo de acervo, é gratificante misturar esse tipo de linguagem com a tecnologia, mas gostaria de acesso aos jornais no tempo da ditadura e da presidência do jucelino kubistchek…quando tiver me informem, tá?
obrigada!
O acervo online do Centro de Documentação D. João VI – Pró-memória de Nova Friburgo – traz jornais e periódicos, fotos e gravuras, cartografia, livros raros, áudio e vídeo, manuscritos, documentos raros e atas da Câmara.
A prioridade na digitalização do acervo é dos periódicos mais antigos, que correm o perigo de desaparecer, como o “A Sentinela” e o caderno “A Lanterna”.
Para saber mais, clique aqui.