Reconhecimento facial no Picasa Web Albums [tutorial]

Recentemente publicamos aqui no Google Discovery uma novidade no Picasa Web Albums que permite criar tags relacionadas ao sistema de reconhecimento automático de faces. Como muito leitores estão com dúvidas, resolvemos fazer esse passo-a-passo abaixo.

Antes de explicar, vou contar um segredo para vocês: eu tenho uma coleção de fotos da atriz Gillian Anderson, mais conhecida como Agente Dana Scully de Arquivo-X, mas infelizmente, devido a uma má organização pessoal, as fotos estão misturadas entre diversos álbuns. Bom, minha idéia é poder localiza-la para obter um único álbum com apenas as fotos dela. Aceita o desafio?


Ao entrar na sua conta do Picasa Web Albums você notará uma novidade na lateral direita. Clique em “try it” para que o sistema faça uma varredura nas suas imagens.


Na outra tela, clique em “start processing photos” para iniciar de fato a verificação de faces em sua conta.


Em poucos segundos uma barrinha começará a demonstrar o percentual da varredura.

Enquanto o sistema faz o processamento, você pode navegar entre suas fotos sem qualquer problema. Você também pode deixar a página do Picasa Web Albums e voltar mais tarde. Não tenha medo, é seguro.


Após finalizar, o sistema irá mostrar o número de faces encontradas em seu álbum de fotos. Clique em “add name tags” para começar a brincar.

Num passe de mágica, o Picasa Web Albums irá reunir as fotos que provavelmente são da mesma pessoa, em caso negativo, desmarque as caixas abaixo das imagens erradas. Feito isso, o sistema requisita logo abaixo um nome para aplicar nas fotos corretas. Ao digitar, o PicasaWeb procura instantaneamente entre seus contatos do Gmail, você pode digitar um nome independente da sua lista de contatos também.


Para a minha tristeza, a Gillian Anderson não está entre meus contatos. Digitei o nome dela e cliquei em “apply”.



Na outra tela, o produto de fotos do Google me sugeriu novas imagem que podem ser a Gillian Anderson também. Neste caso, apenas cliquei na sugestão “Gillian” e voilà.


Curiosidade: Pode acontecer de uma imagem ser retratada como um rosto humano. Neste caso, marque as imagens erradas e depois clique em “not a face” para remove-las do sistema.



Após marcar todas as fotos da Gillian, acessei a página inicial do Picasa Web Albums e lá estava ela. Agora posso vê-la sem qualquer confusão. Olha que legal quando eu clico na foto:


Bom, isso é tudo pessoal. Até a próxima. :)

12 Replies to “Reconhecimento facial no Picasa Web Albums [tutorial]

  1. Heuheuh, mto bom o artigo. Já tinha feito esses passos, intuitivamente, e axei essa novidade ótima. Hmm, fotos legais. Podia tornar o album público e publicar ae pra geral ;-D
    Flwss

  2. Renê, fiquei em dúvida em uma coisa:
    Você mostrou que ele identificou algumas fotos que não eram da Gillian Anderson mas a minha dúvida é se ficou alguma foto da Gillian Anderson na sua galeria que o Picasa não conseguiu identificar.
    Tudo bem que identificou bastante fotos, mas em comparação com todo o acervo como que ficou?

    A conclusão final: Ele é eficiente?

  3. Eu senti falta na verdade foi do reconhecimento de face no Picasa 3, o software. Na versão 3 já existe a opção “exibir somente imagens com rostos”. Mas não um reconhecimento ainda, como o Web Albuns. Será que o Google não planeja a ferramenta no soft para breve? Já achei inclusive um monte de pedidos para isso no site do Picasa (Wish lists). Aguardamos!

    Parabéns pelo blog mais uma vez!

  4. Alessandro, caso o Picasa não consiga reconhecer alguma, ao terminar de catalogar as reconhecidas ele exibirá para que você decida o que é. Neste momento você seleciona e faz o rótulo. :)

  5. Oi, Renê,
    Você disse:

    Ao entrar na sua conta do Picasa Web Albums você notará uma novidade na lateral direita. Clique em “try it” para que o sistema faça uma varredura nas suas imagens.

    Isso não está disponível pra todo mundo? Há algum motivo pra não aparecer o aviso pra mim?

    Abraço!

Comente!