Teste: Comparando a velocidade de processamento de javascript no Google Chrome

26
266

Nos vídeos e apresentações do Google Chrome, um detalhe me chamou bastante atenção: a velocidade do processamento de javascript no browser ganhou bastante atenção durante seu desenvolvimento. Obviamente, isso me deixou com a dúvida que muitos de nós podemos estar dividindo agora: será que realmente o Chrome bate em outros navegadores nesse quesito?

O Download Blog se adiantou e mostrou alguns gráficos revelando a velocidade brutalmente superior de processamento.


Fica evidente a superioridad de Chrome. O teste foi feito numa página hospedada no google docs, que possui 5 tipos de codificação javascript, que foram usados para melhorar o desempenho na etapa de desenvolvimento do motor do browser. Em outra frente, já tem uma galera fazendo testes por conta própria. Vi um vídeo no blog do Rafael Cotta onde ele mostra a diferença de processamento do Chrome com o Firefox. Veja a seguir:

Nesse quesito, sem sombra de dúvidas, o Chrome pode ser considerado desde já o melhor browser existente no mercado hoje. Eu, ao menos, ja o adotei como browser padrão. Mais alguma dúvida sobre o potencial dele?

26 COMENTÁRIOS

  1. Impressionante, esse simples teste mostra o poder de processamento do Chrome com JavaScript.
    Agora eu entendi o porque de vários processos, inteligente, muuito.

  2. Também senti falta da facilidade de se completar formulários… Mas como é Beta quem sabe no futuro…. Claro se for seguir o tempo de Beta que tem o Gmail, vai demorar muiiiiiito!!

    Depois de estranhar o “excesso de nada” no browser e como não uso muitos addons, também o adotei como padrão!

  3. Falta também plugins, como o AdBlock Plus… Faz uma faaaalta =/
    Falta a opção de criar palavras-chave.

    E sobre ser beta, tudo da google é xD
    Orkut, Gmail, GDocs….

  4. Aliás, uma coisa que eu sente falta: a barra de ferramentas do google!
    não sei até onde o chrome tem incluido as funções da barra de ferramnetas, mas tem coisa que eu já senti falta, como o botão de favoritos do google bookmarks, pq usar favoritos do navegador (q fica salvo só no pc) num dá…
    tomara q o google olhe essa falta brusca (pra mim é) no crhome.

  5. O navegador está muito bom para uma versão 0.2, mas obviamente ainda faltam algumas coisas para ele ficar perfeito.

    Sobre o teste que você passou acima: Será que a nova engine de JS do FF 3.1 ñ é mais veloz?

  6. Não gostei do método de “renderização” dele, prefiro o firefox. O zoom dele também é péssimo, façam um teste usando ctrl no firefox, e depois no Chrome. O FF amplia a visualização da página toda, já o Chrome amplia somente as fontes, destorcendo muitos layouts por aí a fora.

  7. Não gostei do método de “renderização” dele, prefiro o firefox. O zoom dele também é péssimo, façam um teste usando ctrl (mais), ctrl (menos) no firefox, e depois no Chrome. O FF amplia a visualização da página toda (incluindo imagens e componentes html/flash), já o Chrome amplia somente as fontes, distorcendo muitos layouts por aí a fora.

  8. Seria mais sensato o Google ajudar no desenvolvimento do Firefox, que já tem uma base sólida de usuários e desenvolvedores. Alias, o V8 é sensacional!

  9. Me desculpem por mudar de assunto. Mas gostaria de saber quem conseguiu confirmação para o evento “Google Search Masters 2008”, creio que houve um pente fino para quem mora em SP, sou de Brasília e estou inconformado por pessoas que fizeram a inscrição depois de mim e foram chamadas. Estava planejado para compararecer e recebo um e-mail dizendo não ter mais vagas. Simplesmente triste…

  10. Já disse, não da pra ler arquivos XML, tento abrir feeds com o google e não consigo, e outra o codigo:
    javascript:location.href(“abrirpagina.html”);
    Não funciona, já no firefox e IE, safari, funcionam, lol?

  11. Deu um trabalho fazer e legendar o vídeo, e depois descobrir que o YouTube tem um recurso de “notes” que é mais adequado, mas no fim das contas valeu à pena =).

  12. Alguém já reparou, no gerenciador de tarefas do chrome, um botão chamado “Estatísticas para Nerds”, que mostra todos os usos de memória do sistema? … O Google não deixa nunca de fazer suas piadinhas!

    E eu também senti falta do Opera nas estatísticas! Fiquei curioso para saber como seria o desempenho dele nesse teste de Javascript.

  13. Tem muita coisa nele que é massa.. mas ele não tá conseguindo abrir nem uma imagem completamente. E olhe que eu uso um link de 2MB dedicado da embratel.

  14. Não sei se sou só eu, mas arquivos PDF quando estão carregando no Chrome, o isolamento nem funciona…

Comente!