Google considera sinônimos nas buscas

Notícia velha para alguns, novidade para outros. Um post de julho do blog oficial da Google dissertou sobre as tecnologias por trás do buscador. Entre outras coisas, mostrou algumas funcionalidades do buscador para tornar maior o entendimento da consulta; entre elas está a utilização de sinônimos.

O que mais gente pode ter conhecimento, já que os resultados são facilmente visíveis, é que o Google considera palavras semelhantes aos termos da consulta ao realizar a busca (como variações de gênero, número e grau e conjugações de verbo). Por exemplo: procurado por “monitores LCD“, são apresentados resultados contendo também o termo “monitor LCD”. Quando apropriado, as palavras são reduzidas ao seu radical, de forma que variações do tipo “visualiza”, “vizualizavam”, “visualização” são todas consideradas em uma busca contendo “visualizar”, por exemplo.

Esse procedimento é conhecido como stemming e vem sendo utilizado pelo Google desde 2003. Apesar das vantagens, seu uso é limitado. Considerando somente o stemming, consultas com o termo “contemplar” não apresentarão resultados contendo “observar”, “apreciar” e “examinar”, por exemplo, que, dependendo da ocasião, são totalmente similares.

Esse casamento de palavras só seria possível com a utilização de sinônimos. Um exemplo citado no post da Google mostra uma aplicação: uma consulta por “kofee annan” provavelmente se refere ao diplomata Kofi Annan, e essa sugestão é apresentada em “Você quis dizer”:

Por outro lado, quando procurado por “kofee beans“, agora querendo dizer grãos de café, é apresentada a sugestão:

Um outro exemplo dessa utilização pode ser a consulta por “dr drauzio varella“, que também traz resultados contendo a palavra “doutor”. Além disso, a busca “pc e seu impacto nas pessoas” na verdade quer dizer “computador e seu impacto na sociedade”, e isso é levado em conta.

Exemplos à parte, sem dúvida considerar sinônimos nas buscas é um avanço necessário. Muitos buscadores estão sendo desenvolvidos, com tecnologias muitas vezes que superam a do Google. A seu favor, a empresa tem a promessa de indexar toda a internet e a credibilidade dos usuários. Se sua tecnologia não é aprimorada, isso pode ser deixado para trás.

Os avanços sempre consideram inicialmente a língua inglesa. Provavelmente, já são considerados muito mais sinônimos no inglês do que no português, o que pode parecer que pouco está sendo feito. Mas trabalhar na área de linguagem natural é sempre um desafio e demanda muito tempo. Pelo menos, já sabemos que isso é oficial e que, dentro de algum tempo, busca será sinônimo de solução!

Fonte: Search Engine Land.

Update: Como bem lembrado pelo amigo Marcos (@fot4saken), para forçar a busca considerar também sinônimos, digite “~” antes do termo. Assim, procurado por “~comida“, resultados contendo “gastronomia”, por exemplo, são mostrados logo na primeira página. :)

1 comment
You May Also Like