Microsoft libera segundo beta do Internet Explorer 8

iexplorer A Microsoft liberou publicamente ontem a segunda versão de testes do navegador Windows Internet Explorer 8 para Windows XP, Vista e Server 2003, nos idiomas Inglês, Alemão, Japonês e Chinês Simplificado – pelo menos por enquanto nada de um beta em Português.

Quais são as novidades da nova versão?


São muitas, a começar pela nova interface. As abas ganharam uma nova tonalidade linear, os menus foram modificados e o ícone do mecanismo de pesquisa selecionado agora é exibido.

Recurso útil contra sites de phishing, já presente no primeiro beta, é o destaque que o Internet Explorer 8 dá à raiz dos domínios visitados. Talvez seja a primeira coisa que o usuário do novo navegador irá notar ao executá-lo pela primeira vez.

sshot-4

Por falar em phishing, a nova tela de aviso do Internet Explorer contra este tipo de ataque é vermelha. Portanto o melhor é não ignorá-la – se é que é possível.

phishing

Travou? Não se preocupe. Ou se preocupe menos a partir de agora. O Internet Explorer irá reiniciar somente a aba da página que causou o problema, mantendo a janelas e as demais abas intactas. Um grande passo da Microsoft.

Com o InPrivate, os usuários poderão usar o Internet Explorer sem deixar rastros de navegação – como por exemplo cookies, histórico de sites e demais coisas. Este recurso já estava disponível no navegador Safari da Apple com o nome de Private Browsing.

sshot-8

Foi lançada também junto com este novo beta uma nova barra de pesquisa – sem aquela famosa janelinha que abria ao pressionar a famosa combinação Ctrl+F. Ela é semelhante a presente no Mozilla Firefox.

Como toda nova versão de um navegador – ainda mais com nova engine e em versão de testes, o Internet Explorer 8 ainda não é compatível com todos os sites. O exemplo abaixo refere-se ao Yahoo! Brasil, que reconhece o navegador como uma versão desatualizada. Nem o Windows Update escapou de erros na nova engine.

sshot-5

Abaixo a nova e inteligente barra de endereços. Ela autocompleta o termo digitado baseado em endereços do seu histórico, sugestões e favoritos.

sshot-7 

Do mesmo modo, a caixa de pesquisa agora também sugere termos (o engraçado é que o Live Search não conseguiu reconhecer a palavra "Microsoft").

sshot-10

Novo gerenciador de complementos – ou add-ons.

sshot-11

Os Web Slices e Accelerators são muito úteis para tornar a navegação mais rápida e prática. Com apenas um clique você pode enviar um texto de uma página por e-mail, traduzí-lo, postar em um blog, ver em um mapa a localização de um endereço e muito mais.

sshot-12

O que você está esperando? Experimente a nova versão de testes do Internet Explorer e veja o que vem por aí.

10 Replies to “Microsoft libera segundo beta do Internet Explorer 8

  1. Putz! Já já a Microsoft vai mudar o nome do Internet Explorer para: “Microsoft WaterFox” ou alguma coisa assim… =P

    Tá cada vez mais parecido com o navegador da mozilla, e isso é bom! Mas vou esperar mais um pouco para testá-lo, já soube que ele é um verdadeiro sugador de memória… =D

  2. Finalmente o Explorer chega perto dos melhores do mercado! Ao menos aparentemente.
    Gostei bastante do InPrivate. E também dos add-ons que deixam o Opera, meu navegador favorito, desde sempre, para trás nesse aspecto!
    Parabéns à Microsoft que esta dando cada vez mais atenção à Internet (o que um Google não faz?)

  3. O webslices eles haviam anunciado ha um bom tempo já. Mas esse Accelerator me lembrou muito o Ubiquity que a Mozilla anunciou ontem.

  4. IE nunca mais! Já tenho o Firefox e o Opera! Tentei instalar e deu erro! Só podia! Tudo q vem da Microsoft é problema!

  5. Agora, alguém sabe dizer se podemos começar a não nos preocupar com o desenvolvimento de projetos para Internet?

    Muita coisa foi falada, mas ninguém citou por exemplo a compatibilidasde com o CSS2.1 no IECA8.

  6. Tiago, acredito que para parararmos de nos preocupar com isso pode levar muito tempo, levando em conta que, mesmo se o IE8 der suporte aos padrões da Web e tal, muitos usuários utilizam versões desatualizadas dos navegadores – pode ver quanta gente ainda usa o IE6…
    Mas respondendo a sua pergunta, de acordo com a Microsoft estão trabalhando nesta versão para ficar 100% compatível (esta inclusive é uma das prioridades da equipe).

  7. @Willian, uma coisa que acho ridículo é a MS não fazer uma campanha que promovesse o seu IECA7 para usuários que ainda insistem em usar o IECA6.

    Espero que com o IE8, eles pensem assim como a gente. :D

  8. Ela distribui o IE7 via Windows Update, mas não adianta nada pois a maioria usa Windows falsificado e desativa as atualizações… Vamos ver o que ela vai fazer desta vez. :)

Comente!