Google decide remover APIs do Bluetooth e GTalkService do Android 1.0

0
127

Segundo informações da Computer World, a empresa Google decidiu recentemente que não oferecerá as funcionalidades de Bluetooth e mensagens instantâneas pela API GTalkServices na primeira versão do sistema operacional móvel Android 1,0.


Embora a notícia seja péssima para os usuários, a empresa deixou claro que telefones usando o SO Android poderão funcionar com outros dispositivos Bluetooth, tais como auriculares, por exemplo. Esta informação apenas significa que desenvolvedores de software não poderão criar aplicações que utilizam a API Bluetooth para android OS.

Para Nick Pelly, um dos engenheiros responsáveis pela API Bluetooth no Android, a empresa optou por deixar de lado neste momento devido a necessidade de mais tempo para desenvolve-la. Mas o Google promete trazer o suporte adequeado para a API Bluetooth numa próxima versão do Android, embora não exista uma data para essa implementação.

No caso da API para GTalkService, um sistema de mensagens instantâneas em dispositivos móveis que conecta as pessoas aos amigos através do telefones celulares com Android ou Google Talk em computadores, foi removido devido a falhas de segurança.

Segundo Rich Canning, pesquisador de segurança que trabalha no Android, a API do GTalkService teria relevado mais detalhes sobre usuários do que eles podem querer revelar, tais como os seus verdadeiros nomes e endereços de correio eletrônico.

A funcionalidade também poderia colocar em risco o controle de um celular com Android para um amigo no Google Talk, ou poderia permitir a instalação de aplicações não-autorizadas no dispositivo através de mensagens, danificando a aplicação.

“Embora seja do nosso interesse ter esse serviço, no final a equipe decidiu remover a API do Android para evitar expor os usuários a riscos e possibilitar o desenvolvimento de uma versão mais segura do recurso”, afirmou Dan Morrill, desenvolvedor do projeto Android.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGmail Mobile 2.0 para BlackBerry
Próximo artigoJaiku volta à vida e presenteia usuários com convites ilimitados
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

Comente!