Facebook tentará uma nova forma de publicidade!

0
16

Facebook tentará uma nova forma de publicidadeO blog AdWeek reporta que o facebook pretende mudar o formato de publicidade em seu website. Novos formatos mais atraentes ajudarão a reverter a percepção de que anunciar em redes sociais é ruim.

Mike Murphy, do Facebook, disse que por causa da performance do Google, a publicidade está atrelada demais ao padrão de entregar impressões e obter cliques diretos, o que não necessariamente funcione em redes sociais. Ele ainda completa, dizendo: “Nos últimos anos, a publicidade online tem sido trabalha como preenchimento de espaço em razão da demanda.” Mas ele acredita que os usuários do facebook têm um perfil que prefere não interferir ou clicar na publicidade veiculada, ao invés de simplesmente tirá-la de suas páginas. Sem citar o nome do MySpace, ele ainda disse que outros sites de redes sociais têm trabalhado com banners de baixa performance e links de texto, o que não ajuda no propósito de divulgação: “Eles estão usando táticas velha e tentando fazer com que elas funcionem na mídia social,” ele disse. “Essas táticas óbviamente não têm funcionado.”


O que o Facebook espera que funcione são novos locais de publicidade, chamada por ele de publicidade engajada – que encoraja os usuários a interagirem com as marcas e compartilhar essa interação com amigos –  sem que seja necessário que eles visitem as páginas dos perfis das marcas, diretamente, ou tenham que sair do site. Por exemplo, usuários podem falar sobre marcas individuais e além disso ver quais dos amigos deles estão fazendo o mesmo, de forma simples. Do mesmo modo, eles podem postar comentários nos vídeos da marca e também ler os comentários de amigos. (O Facebook tem testado essa tática durante essas últimas semanas com o filme “Tropic Thunder“.)

A idéia, disse Tim Kendall, do Facebook, é construir “peças de publicidade onde os usuários possam interagir da mesma maneira que eles fazem com as outras coisas no nosso site.”

Agora é esperar pra ver como isso vai se dar na realidade. A idéia de publicidade lúdica me atrai, particularmente. E ver se finalmente o facebook fará isso usando como proposta o fato da pessoa estar numa rede social pode se tornar algo realmente interessante.


Rafael R, blogueiro do Justplay.info e Mural da Comunicação, em especial para o GD.

Comente!