Jaiku em migração para o Google App Engine


Quem costuma usar o Jaiku com freqüência deve ter notado que o serviço de micro-blogging do Google está desligado para manutenção desde a última sexta-feira. Segundo a equipe de desenvolvimento existe uma ótima notícia: o produto está sendo finalmente migrado para o Google App Engine.

Embora o Google tenha comprado o serviço há algum tempo, o Jaiku ainda estava hospedado em um servidor independente com apenas 1 giga de RAM, o que causava grandes transtornos para os usuários e para sua própria equipe interna.


Quais os benefícios dessa migração?

Com a migração para o Google App Engine, os usuários do Jaiku poderão contar com a infra-estrutura do Google, API e bot mais estáveis e dificilmente uma queda por escalonamento. Outra novidade que pode ocorrer é a abertura do serviço para todos os usuários, além de uma possível fusão entre as contas do Jaiku e a Google Account.

Alguma novidade?

Segundo o blog Jaiku Invite, a equipe do Jaiku estaria planejando disponibilizar em breve uma atualização para a aplicação existente para os celulares Nokia S60 e lançar uma novidade voltada para os usuários do iPhone.

4 Replies to “Jaiku em migração para o Google App Engine

  1. Theus, não sei lhe dizer mas esta migração dará ao Jaiku a possibilidade de estar novidades sem “baleiar”. Isso irá ser um grande passo para o produto nos próximos dias. :)

  2. Olha, respondendo a pergunta do Theus, acho que o layout, por exemplo, não vai mudar…Creio que as mudanças que estão acontecendo no Jaiku são internas, como servidor, implementação de outras pequenas “coisinhas” que claro, irão aumentar o desempendo do sistema sem dúvida!

Comente!