Em poucos anos, você falará em seu iPhone ou GPhone em português e o seu interlocutor vai ouvir em inglês. Depois, ele vai falar em inglês e você ouvirá em português

Não! Isto não é ficção científica! Isto é extrapolação científica! Em outras palavras, é uma dedução do futuro fundamentada em fatos atuais e em fatores puramente científicos.

Em 19/07/2008, eu dizia sobre a nova tecnologia de reconhecimento de fala do Y0uTube, que permite, ainda somente em inglês, a transformação da fala corrente em texto. Eu falava também de todas as possibilidades futuras desta tecnologia, inclusive da que agora abordo em detalhes.

Posteriormente, a Google lançou um serviço de tradução simultânea de pequenos textos pelo iPhone (e porque não também pelo Android?). Diante deste novo serviço, o Garrett Rogers, do excelente blog norte-americano Googling Google, afirmou em 09/08/2008, que a Google está usando mesmo o Google-411 para construir um sistema de reconhecimento de fala, que será usado na publicidade do YouTube.

Ele chegou à mesma conclusão, que eu já havia chegado: esta tecnologia de reconhecimento de fala estando madura poderia ser integrada ao Google Tradutor, para permitir a que, por meio de um smartphone tipo iPhone (eu não sei a razão pela qual este GPhone não me sai da cabeça!), você fale em um idioma e o seu interlocutor ouça em outro idioma.

No título, eu falei apenas no par português – inglês, porque, pelo número de usuários e pela importância do mercado, os primeiros pares seriam para a lingua inglesa. No entanto, desenvolvidas as tecnologias de reconhecimento de fala e tradução simultânea (esta já bastante desenvolvida), nada impediria, por exemplo, você falar em português e o seu interlocutor ouvir em japonês, chinês, russo, alemão etc.

É claro é que esta tecnologia não é para agora, mas acho que poderemos sonhar com suas primeiras aplicações para os próximos 3 anos, o que é um curto espaço de tempo. Afinal, o Android HTC Dream poderá chegar em 17 de setembro e todas estas tecnologias estão sendo desenvolvidas para o GPhone.


3 comments
  1. Caraca, que coisa fantástica, agora quero ver essas pessoas que pronuncia um português péssimo como o sistema vai interpretar ao traduzir.. rsrs

    Valeu pela noticia!

You May Also Like