Você pode estar usando diariamente o GDrive sem saber

O Google Operating System lembra que o Google Docs já está apto a receber documentos, planilhas, apresentações e, mais recentemente, PDF’s.



No mesmo post, diz que, em breve, a Google deverá agregar a função de armazenar fotos ou albuns do Picasa. Isto parece evidente porque ícone de fotos, hint do Picasa e resultado de pesquisa já foram encontrados por leitores daquele blog.



O editor do post afirma que o produto caminha para se tornar o repositório de todos os tipos de documentos do usuário. Neste sentido, em se confirmando a integração dos albuns do Picasa, ficaria faltando um repositório dos seguintes arquivos:

  • filmes;
  • livros digitais; e
  • softwares


Além disso, ficarão faltando:

  • um mecanismo de atualização  automática para o Google Docs dos arquivos criados ou alterados no computador;
  • aumento radical do tamanho dos documentos feitos no computador e enviados para o Google Docs;
  • criação de aplicativo, que possibilite fácil download dos arquivos postados na rede; e
  • facilitação para upload dos arquivos antigos, inclusive envio por meio de pastas completas.


Em janeiro deste ano, eu previ que este caminho poderia estar sendo tomado pela Google. Eu não me arrisco a dizer que será. No entanto, os indícios são grandes.

PS: a Google teria dificuldade em lançar um produto com o nome de GDrive, porque este é o nome de uma empresa de publicidade on-line.

6 comments
  1. Sim Guido, filmes. Nós precisamos de um repositório de filmes privados. Acredito que o site correto seria o próprio YouTube, mas com canais privativos para cada usuário, sendo possível o acesso de outros apenas por meio de compartilhamento. Mais que isso, teria que ter as funcionalidades de download dos filmes e também de sua organização no próprio Google Docs.
    Esta é a minha visão.

  2. Eu acho que o nome GDrive nem seria o nome mais adequado, pois o temos são sempre DOCUMENTS. Se formos para o conceito corporativo, hoje temos o ECM – Enterprise Content Management sendo amplamente implantado nas empresas.
    E, temos que entender como conteúdo corporativo até mesmo processos!
    E, no caso de pessoas físicas, público do Google, utilizar documentos é simplificar e retomar o conceito mais correto (vocês não acham estranho o termo Arquivo que sempre utilizamos no Windows?).

  3. Paulo Milreu,
    Eu não havia pensado sobre este aspecto. No entanto, devo considerar que você está repleto de razão. Com efeito, sua opinião atende a um conceito puramento técnico. Muito obrigado pela contribuição.
    Abraços,
    Rômulo

  4. Adorava o Gdrive pois criava um drive virtual no PC e arrastava tudo pra lá e pronto era maravilhoso,rápido e prático.
    E agora meus arquivos estão todos lá.
    Sera que vou perder tudo?
    Por favor não excluam meus arquivos.
    E que o Gdrive volte logo como era.
    Abraço.

Comente!

You May Also Like