Fatos interessantes sobre o Google Street View

O editor do Ekstreme, um blog Inglês, conseguiu um feito muito interessante para a comunidade de fãs da empresa Google: ele conversou com exclusividade com um dos motoristas do Google Street View.

Sem citar o nome do motorista, ou mesmo, a localidade onde estava o veículo, o blogueiro inglês conseguiu reunir alguns fatos sobre o serviço e funcionamento do Google Street View. Além de registrar com um super-close a famosa câmera de visão 360º do Google Car(exibida abaixo).


Enquanto tirava as fotos, o motorista revelou alguns detalhes sobre sua contratação e os processos para captação das fotos:

  • Segundo motorista, o Google monta um centro de operações próximo as cidades a serem captadas, os motoristas no geral são contratados para um “trabalho de condução” e não são informados sobre a captação de imagens até a autorização para a retirada dos carros.
  • Um treinamento é fornecido aos motoristas para saber utilizar o computador dentro do carro. Pelo que parece não é difícil: existe uma tela touch screen 17 ou 19 polegadas, com um botão de gravar e pausar.
  • A tela fica virada para a esquerda do condutor e existe um grande servidor no assento do passageiro. Para isso,  os bancos traseiros do carro são removidos para aumentar o espaço. Segundo o blogueiro, as únicas conexões com o servidor são cabos de força e ethernet.
  • A câmera é sensível a chuva. Os condutores são alertados sob rigorosas instruções para cobri-las em caso de mal tempo.
  • Ainda, segundo o motorista, existe muitos problemas em relação as questões de privacidade. Após notícias na mídia sobre o início do mapeamento, diversas pessoas tem paralizado seu trabalho enquanto tenta trafegar pelas ruas.

Foto 1 – Carro do Google Street View abordado pelo blogueiro.



Foto 2
– A famosa câmera de visão 360º.

11 Replies to “Fatos interessantes sobre o Google Street View

  1. Legal!!!
    mais tambm uma camera dessa tem que chamar atenção né…
    todo mundo olha (hsuahsauhushu)
    será que quando chega o street view no Brasil?

  2. Muito banaca o post.

    Só faltou esclarecer como é feito o fornecimento de energia para a câmera e o servidor e, claro, uma foto de dentro do carro.

  3. Po espero que chega logo no Brasil, já pensou o pessoal da Google Indo no Rio de Janeiro :o
    na minha cidade nunca vai chegar mesmo mais ta blz shaushaushau

  4. tem que ter em bh! seremos a primeira cidade brasileira com o google transit em 2008!

  5. A energia vem do sistema eletrico do carro, no caso do stilo vem de uma bateria no capo do carro, carregada pelo alternador. em veiculos destinados a tráfego pesado a bateria pode ser maior ou uma outra bateria adicional.

  6. Prezados amigos.
    Deixo minhas boas vindas ao Google Street View ao Brasil; eu já verifiquei a qualidade das fotos nas outras cidades onde as fotos já existem. Certamente este trabalho possibilitará desdobramentos futuros para a humanidade que sequer podemos avaliar agora.
    Peço se for possível informações técnicas sobre as câmeras, como nome dos fabricantes, características das objetivas, distância focal das lentes, abertura, fotos por unidade de tempo, sistema de armazenamento das fotos em GigaBites e demais características.
    Uma palavra para definir o projeto: sensacional ! Welcome to the Google Street View team !
    UilsonJC.

Comente!