Fatos interessantes sobre o Google Street View

O editor do Ekstreme, um blog Inglês, conseguiu um feito muito interessante para a comunidade de fãs da empresa Google: ele conversou com exclusividade com um dos motoristas do Google Street View.

Sem citar o nome do motorista, ou mesmo, a localidade onde estava o veículo, o blogueiro inglês conseguiu reunir alguns fatos sobre o serviço e funcionamento do Google Street View. Além de registrar com um super-close a famosa câmera de visão 360º do Google Car(exibida abaixo).


Enquanto tirava as fotos, o motorista revelou alguns detalhes sobre sua contratação e os processos para captação das fotos:

  • Segundo motorista, o Google monta um centro de operações próximo as cidades a serem captadas, os motoristas no geral são contratados para um “trabalho de condução” e não são informados sobre a captação de imagens até a autorização para a retirada dos carros.
  • Um treinamento é fornecido aos motoristas para saber utilizar o computador dentro do carro. Pelo que parece não é difícil: existe uma tela touch screen 17 ou 19 polegadas, com um botão de gravar e pausar.
  • A tela fica virada para a esquerda do condutor e existe um grande servidor no assento do passageiro. Para isso,  os bancos traseiros do carro são removidos para aumentar o espaço. Segundo o blogueiro, as únicas conexões com o servidor são cabos de força e ethernet.
  • A câmera é sensível a chuva. Os condutores são alertados sob rigorosas instruções para cobri-las em caso de mal tempo.
  • Ainda, segundo o motorista, existe muitos problemas em relação as questões de privacidade. Após notícias na mídia sobre o início do mapeamento, diversas pessoas tem paralizado seu trabalho enquanto tenta trafegar pelas ruas.

Foto 1 – Carro do Google Street View abordado pelo blogueiro.



Foto 2
– A famosa câmera de visão 360º.

Loading comments...