Estréia o Cuil, sistema de buscas criado por ex-Googlers

Estreou hoje o novo e aguardado sistema de buscas Cuil que promete indexar páginas da internet de maneira mais rápida e com custos mais baratos que o Google.

Com custos extremamente baixo, Cuil é baseado em novas arquiteturas de buscas e métodos de relevância. Em certas comparações Cuil é o oposto da Powerset, com o qual apresenta custos enormes de indexação devido a profunda analise contextual em cada sentença em uma página de internet. Estes custos seriam ainda mais elevados que os gastos do Google.


Cuil é fundado por respeitados especialistas em buscas. Entre os criadores estão Tom Costello e Anna Patterson, que mais tarde vieram a se unir com Russell Power. Patterson e Power são ex-Googlers especialistas em buscas. Costello era fundador da Xift.

Nos testes feito pelo Google Discovery, as buscas não apresentaram a relevância esperada e está bem atrás do Google. Irá melhorar no futuro? Não sabemos. Mas o Google ganhou um concorrente, que no momento, apresenta custos baixos e irrelevância.

Fonte: CrunchBase

15 comments
  1. O Cuil apresenta bem menos resultados do que o Google… Mas a apresentação é muito melhor!

  2. A maneira que o Cuil apresenta os resultados da busca, pessoalmente achei bem mais bacana, mas ainda não faz frente ao google.

  3. Na primeira tentativa ele retornou pra mim inacreditáveis 0 fouds. Repeti, por que isso era impossível e surgiram do limbo 44,444 rssss
    Acho que vou jogar a milhar. hehehe

  4. puts Renê, você leu esse post quantas vezes antes de postar?

    “custos, custos, relevância, custos, custos, relevância, custos, irrelevância”

  5. Felipe, finalmente alguem percebeu!

    Essa repetição foi um tanto natural e proposital pois os serviços utilizam exatamente esses termos para se destacar do Google. Por isso, eu os usei em demasia. :)

  6. Procurando por Google:
    We didn’t find any results for “google”

    Não encontrou o Google é? Seu buscador é bem “cuil”.

  7. Já eu só recebi mensagens de erro: “Due to excessive load, our servers didn’t return results. Please try your search again.”
    Investiram US$ 33 milhões e o treco não se preparou nem pra agüentar a curiosidade inicial…

  8. Bom… Bom.., Bom ainda não ta não…, pq venhamos e convenhamos…, o Google é a melhor ferramenta de busca da WEB, mais não estamos aqui para fazer esse tipo de rasgasão de seda.., O CUIL é interessante, a forma encontrada para dispor as pesquisas feitas por ele é interessante, porem deixa a desejar quando se fala em conteudo “mundial”, ja que eu sou Brasileiro e realmente não encontri nada que eu busquei “em português”, é uma ferramenta de busca para os gringos “americanos para ser preciso”..

    é isso.., Boa sorte para os Desenvolvedores, pq vão precisar ja que o google é muito mais do que Busca na WEB

  9. Afs, o Google é bom pq é simples e funciona. Quem acha que alguém apressado vai buscar em um buscador cheio de efeitos e etc, pra perder tempo? Tempo é dinheiro…

You May Also Like