Tecnologia de reconhecimento de fala no YouTube permite buscas por conteúdo falado

8
166

O Google adicionou hoje ao YouTube uma tecnologia de reconhecimento de fala que permite aos usuários buscar pelo conteúdo falado dentro dos vídeos. Você pode não ter a idéia neste momento mas esta tecnologia desenvolvida pelo Google é fantástica e pode quebrar diversas barreiras no futuro,

Para testar o reconhecimento de fala no YouTube, adicione este gadget em página do iGoogle. A pesquisa está atualmente limitada para apenas de vídeos políticos, mas é uma ótima apresentação do que ainda está para chegar ao sistema de pesquisa do Google.


Se o termo pesquisado é encontrado em algum vídeo do YouTube, as posições no vídeo são indicados com marcadores em amarelo – ao passar o mouse por cima, é possível ler os textos como uma legenda(veja na imagem acima).

Assim como a busca do Blinkx, o Google utiliza sua própria tecnologia de reconhecimento de fala para ouvir o áudio do vídeo e transcrever o discurso em texto. Segundo o Google, sua tecnologia consegue transcrever textos de novos vídeos em poucas horas após enviado o vídeo para o YouTube. Imagine esta tecnologia sendo usada para reconhecimento de fala em programas de TV, vídeo clipes, notícias vídeos, video podcasts, etc.

Tecnologia desenvolvida pelo GOOG 411

Em dezembro de 2007, Marissa Mayer, Vice-presidente de Produtos de Pesquisa e Experiência do Usuário, explicou nem todos os produtos do Google são construídos para um único objetivo.

Na época, Mayer explicou que o produto GOOG 411, um serviço de telefonia do Google, tinha como objetivo final construir um software de reconhecimento de voz que pudesse ser utilizado para diversos tipos de coisas, incluindo “busca de vídeo”.

Parece que o futuro chegou! =)

Com informações do blog Digital Inspiration.

8 COMENTÁRIOS

Comente!