Novo Jaiku poderá enfrentar Twitter e FriendFeed

Segundo informações do blog TechCrunch UK, o Google pode estar desenvolvendo de forma silenciosa uma nova versão do Jaiku que poderá combater o crescimento do rival Twitter, e ao mesmo tempo, permitir a integração de diversos produtos da empresa.

Jaiku, serviço de micro-blogging adquirido no ano passado pelo Google, tem apresentado atualmente um crescimento tão lento que algumas pessoas até pensam na hipótese do produto ter sido “esquecido” pela empresa. Mas esta paralisação pode ter um significado monstruoso, tanto para seu desenvolvimento e integração com outros produtos.


Uma das dicas que algo grande pode estar nascendo foi a divulgação que o produto estava sendo migrado para a plataforma Google App Engine, que favorece um escalonamento amplo e quase “ilimitado”. Outra informação interessante ocorreu no último mês de maio quando um dos desenvolvedores da rede social informou que novidades estavam a caminho, indicando que o ambiente de desenvolvimento continua ativo.

Segundo informações colhidas pelo blog, o Jaiku pode renascer dentro do Google como um produto que enfrentará não só o Twitter como o FriendFeed de uma única vez. Além de trazer conversações em tópicos, os usuários poderão trocar mensagens públicas e privadas; e grupos.

O novo produto do Google, que pode vir a ser chamado de “Friend Finder”(Descobridor de Amigos?), será um mashup entre o Gmail e o Jaiku, e permitirá aos usuários dizer sua localização e status para seus contatos. Jaiku já possui atualmente uma aplicação para Nokia S60 que permite visualizar onde estão outros usuários. Além disso, possui um serviço de SMS na Europa. Adicionando um gateway SMS para outros, isso traria poder à frente entre os países europeus obcecada por SMS.

5 Replies to “Novo Jaiku poderá enfrentar Twitter e FriendFeed

  1. Renê , posta ai o que vc ta achando do banner do senado no site da paraiba…olha no meiobit lá a noticia…ajuda a divulga

  2. Entaum, boa tarde gente eu tenho uma dica muito interessante, vc é daquele tipo de pessoa que entra no google reader e nao gosta de esperar, O google liberou para os usuarios do iphone uma versao mais simples e com carregamento rapido, nao é que deu para usar ela no computador tbm?
    entaum, só que para nao ter problemas com travamentos, eh interessante usar algum navegador com a base da apple que é o webtoolkit, navegador savari para windows. Para usuarios do firefox só funcionou legal na versao 3.0.
    http://www.google.com.br/reader/i
    abraço..
    a todos
    Samuel

Comente!