Na semana passada, uma suástica apareceu no Google Trends como um dos termos mais buscados levantando a polêmica se o símbolo é ou não ofensivo. O Google, por sua vez, removeu o símbolo e informou que a lista das palavras mais buscadas é gerado automaticamente por máquinas e algoritmos que detectam os termos mais destacados.
Neste caso, parece que um código html foi lançado na Internet através de uma lista de discussão para gerar consultas, o que levou a muitas pessoas a pesquisar sobre o símbolo. O Google Trends por sua vez refletiu o aumento súbito de pessoas procurando com esse termo de pesquisa.
Hoje, aconteceu novamente mas desta vez uma declaração ofensiva ao Google, o termo “ǝlƃooƃ noʎ ʞɔnɟ”(“Fuck you Google” invertido) apareceu no topo do produto Trends e foi removido em pouco tempo pela empresa. Devido ao truque de inverter o texto, o termo conseguiu ultrapassar os filtros de spam do Google.
Fonte: TechCrunch | Imagem: Google Blogoscoped
6 comments
A suástica não é um símbolo ofensivo. Pelo contrário. É um símbolo religioso usado há milhares de anos por diversos povos.
Esse símbolo que usaram pra pesquisar, no Google, pelo que me parece, é um kanji (ideograma chinês) e não um caractere especial (como coraçõezinhos e etc.).
No Japão, a suástica é chamada “manji” e tem um kanji que é exatamente ela: 卍.
Segundo a Wikipédia, é usado para marcar lugares de templos em mapas.
Todo mundo aprendeu que a suástica é apenas o simbolo do nazismo. Parece que estudamos errados não é?
Não. Um estudou, o outro é um burro que só ficou na frente da TV.
卍 '