Viacom quer dados do YouTube? Google, por favor, entregue os 12 terabytes impressos [curiosidade]

Gilberto Knuttz, do blog CyberVida, publicou hoje uma ótima análise caso o Google partisse para a desobediência civil ao entregar os dados do YouTube para a Viacom.

Segundo informações do blog TechCrunch, se empresa resolvesse imprimir os 12 terabytes de dados em papel, isso poderia equivaler a aproximadamente 5 bilhões de folhas de papel, se dividido em livros com 250 folhas, representariam simplesmente 20 milhões de livros, com apenas 23.000 toneladas de papel.


Seria possível alguém analisar aos 12 terabytes de dados impressos? Para se ter uma idéia deste volume de informações, veja o infográfico abaixo criado pelo blog Neatorama.


12 terabytes de informações são equivalentes a:

  • 5.280.000.000 folhas de papel, em linha simples
  • 1.006.633 de catálogos telefônicos
  • 19.358 CDs
  • 2.614,5 DVDs
  • 61.4 discos rígidos (200 GB)
  • 9.6 cérebros humanos ( a capacidade total de armazenagem de dados em um cérebro são de 1.25Tb, segundo o futurista Raymond Kurzweil no livro “The Singularity Is Near”)
  • todos os dados do WorldWide Telescope da Microsoft

Tradução: CyberVida

10 Replies to “Viacom quer dados do YouTube? Google, por favor, entregue os 12 terabytes impressos [curiosidade]

  1. APOIADO!

    Quer dizer, mais ou menos, afinal tanto papel seria uma agressão ao meio ambiente.

    Mas ao mesmo tempo seria uma boa forma de fazer a viacom entender o poder da web, do Google.

    (o engraçado é que eles não sabem que a web atrapalha por um lado, mas ajuda em outro. Exemplo disso é o novo filme do Batman, só despertou meu interesse pelo que vi sobre ele na net)

  2. Há um filme que já comentei em que uma empresa faz uma coisa parecida. Em O Julgamento Final, a empresa-ré apresenta os documentos solicitados pelo autor,em grande quantidade e desordenados justamente para dificultar a defesa.
    Não preciso dizer que essa prática pode ser considerada como litigância de má-fé.

  3. Claro que a idéia é absurda, e como disse o Jorge, já foi até tema de filme. Vale mais como uma curiosidade caso o Google ou outra empresa coloque na prática uma atitude como esta. :)

  4. 5 bilhões folhas de papel? Teria que dá uma folha para cada pessoa na Terra analisar. Sem esquecer de falar que não ia sobrar uma arvore =P

  5. Uma solução é entregar tudo em formato JPG com qualidade baixa!! Assim OCR nenhum do mundo conseguiria entender o que esta escrito lá.

  6. é um absurdo o titlo.

    o que a viacom quer é quem viu os vídeos e não a base de dados total dos usuários do youtube

    O tribunal devia só pedir sim os dados das pessoas que publicaram os vídeos.

    Mesmo que seja verdade é só 12 disco 1 Tb.

Comente!