Tudo sobre a coletiva de imprensa do Orkut OpenSocial

Estive ontem no Googleplex São Paulo para a coletiva de lançamento do Orkut OpenSocial no Brasil, uma plataforma que permitirá aos usuários do Orkut adicionar aplicações sociais aos seus perfis.

Estas aplicações ajudam a refletir ainda mais o perfil dos usuários, possibilitando o compartilhamento de informações e gostos, tornando a rede social ainda mais dinâmica e diversificada. Inicialmente, o Google promete apenas liberar 20 aplicações, mas o diretório deve crescer conforme as aplicações são aprovadas pela empresa.


Embora a estréia esteja programada para acontecer nesta quinta-feira(10), apenas 10% dos usuários do Orkut terão acesso a funcionalidade. Assim como toda novidade que estréia na rede social, existe uma “timeline” de propagação que cria um ambiente de curiosidade entre os participantes.

Desenvolvimento

Os desenvolvedores de aplicações poderão ganhar dinheiro com suas aplicações. Segundo o Google, é permitido a utilização do AdSense ou qualquer outro serviço de monetização nas aplicações. Todas as aplicações passam pela análise do Google antes de serem aprovadas, a empresa até auxilia o desenvolvedor em caso de problemas.

Infelizmente, segundo Eduardo Thuler – Gerente de Produto do Orkut para o Brasil, ainda não existe um painel administrativo que forneça informações relevantes como estatísticas de uso da aplicação no Orkut, e sinalizou que produto está atrasado neste sentido. Este “painel adminstrativo” também tem sido muito requisitado por empresas interessadas na criação de aplicações para a plataforma.

Aplicações Privadas

Diferente da funcionalidade existente no MySpace, o Orkut não apresentará uma forma de deixar as aplicações sociais de forma privada. A idéia do Orkut é manter estas aplicações abertas e visíveis à todos os usuários. Aplicações privadas permitem ao usuário gerenciar serviços ou produtos diretamente de seus perfis, possibilitando tornar a rede social um grande painel de controle.

Atualizações e Bacon

De acordo com Eduardo Thuler, o Orkut está trabalhando para deixar as aplicações menos invasivas aos usuários que não queiram ter acesso a esta ferramenta. O foco está sendo em controlar o sistema de atualizações e criar regras para evitar convites excessivos.

Parcerias

Google está fechando parcerias com provedores de conteúdo para disponibilizar no Orkut algum dos serviços mais populares e interessantes da internet brasileira. Como forma de demonstrar esta idéia, o lançamento do OpenSocial contará com a aplicação do Terra Sonora, o serviço de músicas online do provedor Terra.

Layout

Quem costuma utilizar o Facebook já deve ter notado o quanto os perfis podem ser carregado de aplicações, tornando o mesmo uma “poluição visual”. O Google, no entanto, só irá permitir que seus usuários adicionem 3 aplicações em seus perfis. Outras aplicações serão apenas visíveis no menu de navegação localizada no lado esquerdo da tela, ao serem clicadas, as mesmas serão exibidas em full screen.

Visão das Empresas

Como experiência pessoal, ainda é difícil encontrar empresas que aceitam o OpenSocial como uma forma interativa de entreter usuários e fortalecer uma marca. Segundo Felix Ximenes, Diretor de Comunicação do Google, estas empresas devem visualizar em breve as possibilidades da plataforma e engajamento dinâmico dos usuários.

Agradecimentos =)

Gostaria de agradecer a todos os leitores que acompanharam o Live Blogging pelo Discovery Prologue, ao Google Brasil pela oportunidade de poder participar desta coletiva e à Agência Riot(especialmente ao Pedro Ivo) pela permissão de estar presente.

7 comments
  1. Olá vejo a hora de as minhas apps ficarem prontas , para que eu possa disponibiliza-las no Orkut; afinal de contas para muita gente aqui no brasiL , muita gente acha mas fácil o Orkut do que o próprio computador , e é também sinônimo de Internet…

    quem não gostaria de ver sua marca ou produto vinculado em uma aplicação que terá visibilidade para milhares de usuários???

    tô correndo contra o tempo fui…

You May Also Like