Usuários de rede social podem sofrer com crise de identidade

Segundo Himanshu Tyagi, um psicanalista inglês, a geração de usuários da internet que nasceram após 1990 pode ter desenvolvido uma visão “perigosa a respeito do mundo e da sua própria identidade”. A causa deste problema estaria ligado ao fato de estas pessoas terem crescido num mundo dominado pela internet e redes sociais como o Facebook, Orkut e MySpace.


“É um mundo onde tudo se move depressa e muda o tempo todo, onde as relações são rapidamente descartadas pelo clique do mouse, onde se pode deletar o perfil que você não gosta e trocá-lo por uma identidade mais aceitável no piscar dos olhos”, disse Tyagi durante o encontro anual do Royal College of Psychiatrists, uma das principais agremiações de psiquiatras do Reino Unido e da Irlanda.

O psiquiatra ainda complementa que estas pessoas podem apresentar tendências de achar a vida real “chata e pouco estimulante”, criando um comportamento impulsivo ou até mesmo chegando ao suicídio.

Via: G1

Nota: Sabemos o quanto é interessante o mundo online e suas ferramentas, mas de final de semana, procure curtir sua vida offline e sentir o prazer da vida humana. Depois, antes de dormir, não deixe de ler as últimas do Google Discovery. =)

5 Replies to “Usuários de rede social podem sofrer com crise de identidade

  1. Crise de identidade??? Só se roubarem meu perfil!.. huahuahauau
    Ai que bobagem… me lembra a discussão acalorada que houve a alguns anos atrás sobre video game e violêncua… ou dos livros do Harry Potter e a feitiçaria.
    Esse pessoal não tem o que fazer mesmo…

    Claro q n vou ficar sem as últimas do google discovery, acho q sou o ip que mais acessa.. heeh
    abraços!

  2. Eu falaria “Matrix aí vamos nós” mas hoje em dia é mais apropriado dizer “WALL-E aí vamos nós!”. Como as coisas mudam rápido, não? =D

  3. não vejo como uma crise de identidade e sim um problema de separação do real e virtual – hoje temos a mentalidade de ser alguem na rede e outro em off mais queremos mostrar pra todo mundo o que estamos fazendo em offline – não estamos sepando as coisas. Crise seria eu ter minha opnião online, E OUTRA OFFLINE – BICHO ME INTERNE ESTOU PIRANDO.

    Bom post

  4. O psicanalista está certo.
    Eu cheguei perto de um surto por causa de internet, fiz tratamento e melhorei bastante.

  5. O problema é que para muitos, bem muitos não sei, mas para alguns, não existe vida fora de rede. Não há amigos fora da rede, não há relações fora da rede, não existe uma identidade reconhecida por outros fora da rede. É triste, mas acontece.
    As pessoas terão crises de identidade porque se adaptarão demais ao que os outros parecem querer delas nas redes sociais para continuarem a se sentirem ligadas, reconhecidas, valorizadas. Tudo isto não é mais, na minha perspectiva, que um reacção a um problema, o problema de autoestima e de sentir integrado da sociedade.

Comente!