Blogger in Draft ganha diversas novidades

5
10

Blogger in Draft, o laboratório de novidades do Blogger, ganhou ontem um mega-ultra-upgrade que implementa uma série de novas funcionalidades para seu blog. Confira abaixo todas as novidades:


  • A integração com os Google Gadgets continua a ser melhorado, agora com uma melhor edição das preferências.
  • Uma nova interface para a Dashboard, incluindo um novo estilo de botão que o Google quer implementar, outra novidade, é o link “mostrar todos os blogs” que permite visualizar todos os blogs de sua conta.
  • RSS integrado na Dashboard.
  • Agora você tornar a interface do Blogger in Draft como padrão para sua conta. É preciso apenas que você ative a opção correspondente. Agora, ao entrar mesmo pelo “www.blogger.com”, você será levado ao laboratório experimental.

Acha que acabou? Agora que as novidades realmente começam:

  • Webmaster Tools Verification. Agora você pode adicionar automaticamente e verificar todos os seus blogs nas Ferramentas para Webmasters do Google.
  • Avaliações estreladas. Agora os leitores do seu blog podem avaliar seus artigos com um ranking de estrelas 1-5 na parte inferior de suas postagens. Com este serviço nativo, você não precisa mais utilizar ferramenta externas.
  • Importação / Exportação de blogs. Talvez a funcionalidade mais interessante: você pode importar ou exportar seus posts e comentários para um arquivo Atom XML para seu computador e importar para um novo blog. Utilize esta ferramenta para gerar um backup do seu blog.
  • Novo formulário de comentário. Segundo o Google, devido a demanda popular, a empresa resolveu liberar um novo formulário de comentários nos posts de seu blog, e apresenta suporte a conta do Google e autenticação OpenID. Uma resposta aos sistema independentes de blogs?
  • Novo editor de posts. Blogger ganhou um novo editor de postagens, trazendo a tecnologia de arrastar e soltar uma imagem e um melhor manuseio de HTML.

Com as ferramentas independentes(ex: WordPress e relacionados) ganhando muito espaço, o Google precisa manter uma constante atualização no Blogger para suprir as necessidades dos usuários e manter a inovação no produto. Ou simplesmente, se for possível, liberar o Blogger para uma comunidade de desenvolvedores.

Seria esta uma saída válida?

Agradecimentos ao leitor Erik Paixão pela dica!

5 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado, algumas coisas funcionaram aqui pra mim, outras não.

    As avaliações estreladas, por exemplo, eu adicionei ao modelo mas elas não aparecem. Aliás, a configuração do formado dos posts nunca funcionou direito pra mim.

    A melhor destas novidades é, com certeza, a possibilidade do backup.

  2. Pra quem não conseguiu por as estrelas aqui também não deu, então coloquei manual mesmo. É só adicionar

    [b:if cond=’data:top.showStars’]
    [div expr:g:background-color=’data:backgroundcolor’ expr:g:text-color=’data:textColor’ expr:g:url=’data:post.absoluteUrl’ g:height=’42’ g:type=’RatingPanel’ g:width=’180’/]
    [/b:if]

    Só que elas tão meio pesadonas

  3. Renê,

    De todos os recursos, sem dúvida o mais aguardado pela comunidade de usuários do Blogger / Blogspot é o sistema de comentários incorporado as postagens. Falo com conhecimento de causa, pois administro um grupo de discussão exclusivo para usuários da plataforma e este é um dos tópicos mais quentes.

    Não gostei do novo editor e dos recursos de manipulação de imagens do editor padrão, mas com o Windows Live Writer, o Scrbfire no Mac e o email no iPhone, vou me virando…

    Liberar para a comunidade, você diz como o WordPress de forma totalmente independente? Duvido muito que eles abram mão do controle da 2a. (primeira se contarmos wordpress.com e .org separadas) plataforma em número de usuários veiculando seus anúncios…

    []’s
    Compulsivo

Comente!