Da Folha Online:
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou nesta quinta-feira (26) que a CPI da Pedofilia pode pedir a abertura de uma ação penal contra o Google, caso fique comprovado que a empresa “acoberta criminosos” e se negue a colaborar com o combate a crimes como a pedofilia. Ele diz que a comissão pode inclusive pedir o fechamento da empresa no Brasil, se a empresa “continuar patrocinando pedófilos” por meio do Orkut.
Hoje, a CPI da Pedofilia, da qual Torres é relator, aprovou requerimento para convocar novamente executivos do Google para depoimento. O presidente da empresa no Brasil, Alexandre Hohagen, deve participar de uma audiência da comissão na próxima quarta-feira (2), juntamente com representantes do MPF (Ministério Público Federal) e da ONG Safernet, que combate crimes virtuais.
No último mês de Abril, o Google entregou a CPI da Pedofilia do Senado Federal um disco rígido com informações referentes a 3.261 álbuns privados do Orkut que possivelmente estavam ligados a conteúdos e imagens de pornografia infantil.
ATUALIZAÇÃO: Segundo informações da IT Web, o Google assinarará em breve um termo de ajustamento de conduta (TAC), com nove práticas que deverão ser adotadas no sentido de colaborar com a identificação, punição e prevenção de crimes sexuais contra crianças no Orkut.
“No momento, estamos presos a tecnicalidades, negociações de termos jurídicos”, afirmou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil. Ainda de acordo com o site, Google apresentará aos parlamentares estas novas ferramentas na próxima terça-feira (01/07).
8 Comentários
Viram essa?
Preso em CPI diz trabalhar para o Google
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062008/26062008-20.shl
Se isso for verdade, que coisa feia, Google! Tsc, tsc…
Giovane, segundo diversos sites de notícias, esse sujeito que foi preso trabalha para uma empresa que presta serviços ao Google. Não existe ligação direta com a empresa.
É claro, o pessoal está fazendo um sensacionalismo em cima desta situação também.
Como se fechar o orkut fosse resolver o problema….
Tem que exigir a liberação dos dados dos criminosos e agir mais rápido pra deletar o conteúdo criminoso.
Proibir o acesso não faz a pedofília deixar de existir, eles vão apenas procurar outro meio de publicar o material…
no brasil e assim msm, as coisas começam a evoluir e vem os "BRASILEIROS" e acabam com a festa…
A meu deus o que sera de min sem o Google?!?!!??!?
Mais uma palhaçada eleitoreira de um congressista brrasileiro visando aumentar a sua visibilidade junto aos eleitores.
tem que fechar mesmo… essa merda ae nao pode regular esse tipo de informação… tem que fechar e pronto
Temos que rir desses deputados. O problema maior é que o Orkut é aberto para qualquer tipo de crime, até mesmo eleitoral.
A Google Brasil precisa mesmo é enviar e coibir de forma mais agil todos esses tipos de crimes.
Well, Renê: nada pode ser negado até prova em contrário – fontes são fontes, e se você confia nas que tiram o Google “da reta”, eu não ponho a minha mão no fogo por elas. Eu não duvido nada que o Google tenha feito isso MESMO – interesses, todos tem, o Google não seria exceção.