CPI da Pedofilia ameaça fechar o Google no Brasil [atualizado]

Da Folha Online:


O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou nesta quinta-feira (26) que a CPI da Pedofilia pode pedir a abertura de uma ação penal contra o Google, caso fique comprovado que a empresa “acoberta criminosos” e se negue a colaborar com o combate a crimes como a pedofilia. Ele diz que a comissão pode inclusive pedir o fechamento da empresa no Brasil, se a empresa “continuar patrocinando pedófilos” por meio do Orkut.

Hoje, a CPI da Pedofilia, da qual Torres é relator, aprovou requerimento para convocar novamente executivos do Google para depoimento. O presidente da empresa no Brasil, Alexandre Hohagen, deve participar de uma audiência da comissão na próxima quarta-feira (2), juntamente com representantes do MPF (Ministério Público Federal) e da ONG Safernet, que combate crimes virtuais.

No último mês de Abril, o Google entregou a CPI da Pedofilia do Senado Federal um disco rígido com informações referentes a 3.261 álbuns privados do Orkut que possivelmente estavam ligados a conteúdos e imagens de pornografia infantil.

ATUALIZAÇÃO: Segundo informações da IT Web, o Google assinarará em breve um termo de ajustamento de conduta (TAC), com nove práticas que deverão ser adotadas no sentido de colaborar com a identificação, punição e prevenção de crimes sexuais contra crianças no Orkut.

“No momento, estamos presos a tecnicalidades, negociações de termos jurídicos”, afirmou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil. Ainda de acordo com o site, Google apresentará aos parlamentares estas novas ferramentas na próxima terça-feira (01/07).

8 comments
  1. Giovane, segundo diversos sites de notícias, esse sujeito que foi preso trabalha para uma empresa que presta serviços ao Google. Não existe ligação direta com a empresa.

    É claro, o pessoal está fazendo um sensacionalismo em cima desta situação também.

  2. Como se fechar o orkut fosse resolver o problema….

    Tem que exigir a liberação dos dados dos criminosos e agir mais rápido pra deletar o conteúdo criminoso.

    Proibir o acesso não faz a pedofília deixar de existir, eles vão apenas procurar outro meio de publicar o material…

  3. no brasil e assim msm, as coisas começam a evoluir e vem os "BRASILEIROS" e acabam com a festa…

    A meu deus o que sera de min sem o Google?!?!!??!?

  4. Mais uma palhaçada eleitoreira de um congressista brrasileiro visando aumentar a sua visibilidade junto aos eleitores.

  5. tem que fechar mesmo… essa merda ae nao pode regular esse tipo de informação… tem que fechar e pronto

  6. Temos que rir desses deputados. O problema maior é que o Orkut é aberto para qualquer tipo de crime, até mesmo eleitoral.

    A Google Brasil precisa mesmo é enviar e coibir de forma mais agil todos esses tipos de crimes.

  7. Well, Renê: nada pode ser negado até prova em contrário – fontes são fontes, e se você confia nas que tiram o Google “da reta”, eu não ponho a minha mão no fogo por elas. Eu não duvido nada que o Google tenha feito isso MESMO – interesses, todos tem, o Google não seria exceção.

You May Also Like