Confirmado: Google irá fornecer tecnologia de anúncios para o Yahoo!

3
70

O Google acaba de anunciar um acordo não-exclusivo com o Yahoo! com o objetivo de fornecer tecnologia e anúncios para a empresa de Jerry Yang, um verdadeiro Xeque-mate na Microsoft.

O Yahoo!, que encerra uma fase de indecisões e rumores, passa a ter acesso aos programas do AdSense para Buscas e AdSense para Conteúdo em suas versões locais nos EUA e Cadaná. E mais, Google e Yahoo! prometem integrar seus serviços de mensagens instantâneas na qual permitirá aos usuários uma comunicação mais ampla.


Mais relevância aos anúncios

Segundo o Google, o acordo trará uma tecnologia de relevância aos anúncios do Yahoo! possibilitando aos usuários, anunciantes e editores do Yahoo! tirarem proveito da tecnologia inovadora criada pela empresa de Mountain View. Atualmente, o Google já fornece serviços similares para a AOL e Ask.com, e outros parceiros, e tem trabalhando para assegurar que todos tenham sucesso.

“Pensamos que isso também é bom para a concorrência. Este tipo de acordo é muito comum em muitas indústrias e não afasta a concorrência saudável. A Toyota, por exemplo, vende sua tecnologia híbrida para a General Motors, mesmo sendo ambas a número um e a número dois no segmento de automóveis no mundo. A Canon, no entanto, fornece sistema de impressão a laser para a HP, que também concorre no vasto mercado das impressoras a laser. Google e Yahoo continuarão a ser vigorosos concorrentes, e esta concorrência irá ajudar no combustível para inovação, algo vantajoso para os usuários” descreve o comunicado do Google.

O Google deixa claro que este acordo não é uma fusão: “nós estamos apenas fornecendo acesso a nossa tecnologia de publicidade para Yahoo! através do programa AdSense”. O acordo, que permite ao Yahoo! escolher a forma de uso da tecnologia, também garante uma liberdade para que empresa possa fechar novos acordos similares com outras empresas.

Yahoo! não irá terceirizar seu sistema de buscas

Como forma de desmentir as informações que o Yahoo! poderia vir a terceirizar seu sistema de buscas, o Google informou que o Yahoo! continuará a utilizar seu próprio motor de buscas e programas de publicidade, o acordo não fornece cláusulas que obrigam o Yahoo! a aumentar o tráfego do Google Search.

Outro ponto interessante abordado foi a possibilidade de aumento nos preços para anunciantes, o Google respondeu que os próprios anunciantes determinam os preços através de um leilão, como pode ser lido neste post especial publicado no blog oficial da empresa no mês passado.

Ambas as empresas deixam claro também que o acordo foi realizado com o conhecimento dos reguladores americanos para evitar qualquer problema em relação a monopólio, e afirmam que irão colaborar de forma transparente com qualquer questionamento sobre o negócio.

Google e Yahoo!, o mais novo “casal de namorados”, terminam afirmando que os ganhos deste acordo irão ajudar a preservar a concorrência saudável, o ambiente competitivo e novas oportunidades de negócio.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle e Yahoo! podem anunciar parceria em buscas [atualizado]
Próximo artigoYahoo! pode ganhar novo logotipo
é pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM. Fundador da FragaNet Networks, empresa especializada em comunicação digital , cujo o portfólio estão projetos como: Google Discovery, Arquivo UFO e Muito Curioso. Foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

3 COMENTÁRIOS

  1. Pode até ser bom, mas por outro lado é idiotisse, ele ganha dinheiro em algo, e perde em ações, desvaloriza sua publicidade e valoriza da google, yahoo ganha por cliques, mas a google ganha % tb, resumindo, é a google lucrando sem problemas de manutenção e etc. Kd o ANTITRUSTE? é assim q se fala? rsrs
    Monopólio isso! A galera registra publicidade no google, pra aparecer no yahoo! depios o google ta aumentando o preço!

Comente!