Vez por outra, aparecem rumores de que a líder mundial em oferta de software como serviço (via nuvem de computação) de CRM (gerenciamento de relações com clientes) estaria na mira de compra da Google. A última foi ainda em abril de 2008 e o Renê contou para vocês. No entanto, isto nunca aconteceu.
O Google Apps já está integrado à plataforma da Salesforce, mas um estudo recente, feito por uma consultoria especializada do Mercado Financeiro (são pessoas muito informadas), concluiu que chegou a hora de a Google investir pesado, para concorrer com a Microsoft nos mercados de aplicativos de escritório e de CRM e que isto deve ser feito com a compra da empresa citada.
Para quem diz que esta compra seria desnecessária porque o Google Apps já está integrado à plataforma Salesforce, o estudo lembra o seguinte:
- a Microsoft já concorre no mercado de CRM (inclusive on-line), com o seu Dynamics ERP e CRM; e
- os vendedores da Salesforce não terão nenhum incentivo para vender o Google Apps, se a empresa não fizer parte do conglomerado Google, o que dificultaria o crescimento da base de clientes remunerados dos aplicativos de escritório Google.
Os produtos Salesforce têm tudo a ver com a proposta da Google de hospedar tudo na grande nuvem de computação. Seu grande defeito é estar centrada apenas em CRM e um pouco em ERP. Afinal, como eu já disse aqui, a Google precisa entrar nos mercados de ERP, CRM, Data Warehousing, Data Mining, Buseness Inteligence, ECM/GED e Supply Chain Management, tudo na grande nuvem. A Salesforce não possui tudo isso, mas pode perfeitamente se tornar o início de uma plataforma on-line para administração de negócios da gigante de Mountain View.
O preço seria salgado (de USD$ 8 a 10,5 bilhões), mas as vendas da empresa e as possibilidades de ganhos futuros com a expansão do mercado parecem compensar. As demais opções (SAP e Oracle) seriam melhores no tocante à quantidade mercados atingidos, mas ainda não estão totalmente na Internet e custariam muito mais caro (USD$ 65 bilhões e USD$ 117 bilhões).
Fala-se também que para a área de Business Inteligence, a Google poderia comprar a Panorama Software, que tem um produto totalmente portado na grande rede. Eu não me espantaria se a Google comprasse as duas e as integrasse.
Uma coisa, no entando, parece estar atrasando qualquer possível aquisição por parte da Google nos últimos meses: a novela da compra da Yahoo! pela Microsoft. Afinal, se isto acontecer, as prioridades terão que ser revistas e outras empresas também tenderão a entrar no carrinho de compras da Google. Assim, talvez uma decisão sobre a entrada da Google no mercado de CRM poderá demorar algum tempo.
1 comentário
qto que “agente” tem em caixa msm?!
xD