Google pode lançar serviço georeferenciado em grande escala

Após informações recentes sobre API especializada em Localização de Serviços ser adicionada ao Google Gears, o blog TechCrunch divulga hoje que o Google pode estar realizando um backup da sua API de Localização para mapear torres de telefone celular e hotspots wifi, de modo que uma localização do usuário possa ser apontada com mais precisão.

Apesar de alguns telefones celulares possuir GPS interno, os dados podem ser imprecisos em local fechado, ou mesmo não estar disponível aos dispositivos. Outro método não GPS para localização exata dados está na utilização da localização de torres de celular. Mas isto não é suficiente para o Google.

Segundo o blog, Google pode estar armazenando informações geográficas das torres de celular em seu banco de dados para saber exatamente onde está o celular. Outro motivo seria o desligamento de uma parceria existente com a Skyhook, empresa que oferece serviços atualmente ao Google e Apple para localização das torres de celulares.

Ao utilizar este novo método, o Google teria recursos suficientes para localização das torres sem a necessidade de fazer contratos ou parcerias com provedores de posicionamento dados. De quebra, o Google também pode mapear os hotspots wifi para formar uma grande estação de dados, e utilizar ambos para uma precisão nos cálculos de localização.

O serviço e os dados associados poderão ser disponibilizados gratuitamente para desenvolvedores usando o Google Gears (especificamente na nova versão do Windows Mobile). No caso dos desenvolvedores de aplicações móveis, isso funcionará de uma maneira muito precisa ao realizar cálculos sobre a posição dos usuários, além de identificar outros locais como base para um serviço baseado em localizações.

You May Also Like