No início do mês, a Microsoft anunciou ter desistido de comprar a Yahoo. Quando tudo parecia perdido para Steeve Ballmer apareceu um grande investidor disposto a exigir que o conselho de administração da Yahoo! aceite a proposta da Microsoft. Para tanto, Carl Icahn (foto no alto da página – guarde este nome) juntou-se a vários acionistas e pretende nomear a si próprio e a mais nove executivos para o órgão de decisão da gigante de Sunnyvale. Se isto acontecer, Jerry Yang e David Filo poderão até perder seus cargos na diretoria da empresa (demitidos).
Alguém imagina a Yahoo! sem Jerry Yang e David Filo? Pois isto parece bastante possível.
Alguém duvida que a Microsoft esteja por trás desta manobra típica de oferta hostil?
Esta agonia deve perdurar até meados de julho, quando deverá aconcer a reunião anual dos acionistas. A pressão está tão grande, que eu não me espantaria se esta reunião acontecesse ainda e junho, apesar de ser improvável.
Em virtude deste novo ataque, a Yahoo! trabalha para conseguir fazer com a Google um acordo de terceirização de sua publicidade, que não viole as normas antitruste dos EUA e da União Européia. A estruturação deste acordo é bastante difícil e muitos têm dúvidas de que seja possível, mas interessa tanto à Google quanto à Yahoo.
Ontem, o TechCrunch disse que este acordo publicitário seria possível, desde que feito segundo uma de duas condições:
- limitado a 10 ou 20% da publicidade da Yahoo! e em regime de não-exclusividade; ou
- ao invés de a Yahoo! transferir para a Google sua publicidade mais rentável, passar para a gigante de Mountain View apenas o trabalho de dar maior relevância ao contexto das propagandas, que é justamente o grande diferencial da Google.
Assim, novidades poderão surgir nos próximos dias ou semanas. É esperar para ver.
5 comments
Pelo o visto, a MS estará voltando a mesas de negociações. http://tinyurl.com/5kkphh
Agora é esperar por todas as noticias da semana.
Se demitirem, Jerry Young terá uma vaga na minha empresa. rsrs
Isso ainda vai durar um bom tempo….
É uma pena, mas se a M$ quiser mesmo comprar o Yahoo, não vai ter jeito, ela vai conseguir…
Só q se o Jerry e o David forem mandados embora, qual vai ser a probabilidade deles montarem outra empresa? É certeza… Talvez um “Uhuu”?
@Paulo,
seria até uma possibilidade, mas acredito que eles sabem o esforço que tiveram pra manter o Yahoo! até hoje. Umas das poucas empresas que aguentaram a bolha da Internet anos atrás. :D
Agora vamos esperar.