Google trabalhando para deixar Gmail mais rápido

O serviço de e-mail do Google, mais conhecido como Gmail, sempre teve como um dos seus grandes atrativos a velocidade de carregamento. Alguns meses atrás a equipe do Gmail diminuiu o tempo para a visualização das mensagens, pré-carregando os e-mails mesmo antes de você escolher vê-los.

Desta vez, a equipe descreveu em seu blog oficial seus últimos esforços para deixar o carregamento inicial do Gmail mais leve. A eventual demora para chegar à caixa de entrada após entrar com seu login, sempre foi perceptível para parte dos usuários do serviço, principalmente os com uma conexão à internet mais lenta (ou não).


Gmail Carregando

A equipe analisou cuidadosamente todas as requisições que o seu navegador faz aos servidores do Google, cada pedido por informação, imagem, confirmação, enfim, toda a “conversa” entre eles e seu computador. Softwares como Httpwatch, WireShark (muito utilizado na comunidade acadêmica), e Fiddler (e outros do próprio Google, claro) ajudaram a entender os problemas de velocidade no Gmail. O Httpwatch, por exemplo, é um plugin para o Internet Explorer, que segundo a equipe foi um dos mais úteis e fáceis de usar (fica a dica para os desenvolvedores).

O carregamento da caixa de entrada do Gmail fazia de 14 a 24 requisições HTTPs (um grande portal ultrapassa 100 requisições). Algumas abordagens foram usadas para diminuir esse número:

  • Reduzir o número total de requisições.
  • Fazer com que mais partes das requisições fossem guardadas em cache pelo navegador.
  • Reduzir processamentos extras ou desnecessários (overhead) em cada requisição.

O resultado é que várias requisições foram agrupadas em apenas uma. Agora o carregamento da caixa de entrada necessita de apenas 4 requisições HTTP. Talvez seja difícil perceber a diferença, mas a equipe do Google diz ter diminuído em até 20% o tempo de carregamento.

E você? Sentiu a diferença?

12 Replies to “Google trabalhando para deixar Gmail mais rápido

  1. Estou cada dia mais notando uma certa instabilidade do Gmail, travamentos, lerdezas, etc. Não sei se é o firefox, mas está acontecendo em vários sistemas operacionais.

    É uma pensa.

  2. Infelizmente Gmail foi um serviço que parou no tempo, enquanto, os outros avançaram em funções e atrativos, o gmail frequentemente faz pesquisas sobre “novos recursos” que nunca saem.
    Acredito que a velocidade de carregamento era excelente, e esse não seria o melhor foco que a equipe deveria ter trabalhado.
    O Gmail queira ou não, é visualmente feio, não se precisa fazer um produto ficar feio para ser minimalista (estilo google). Cade as abas? Seria um recurso tão util para abrir diversos emails.
    O controle dos contatos é sofrível, e falta uma integração que seria excelente com a maioria das ferramentas, principalmente Google Reader e Notebook, enfim, acho que tem muito o que melhorar.

  3. Eu gosto muito do gmail, acredito que ele tem muito a crescer ainda e com certeza em pouco tempo será a maior fonte de idéias para outros provedores de email.
    Só uma coisa sinto falta nele, quando quero mandar um email para diversos contatos, não tem como selecioná-los na minha lista (não quero todos, mas alguns), como acontece no yahoo por exemplo, que tem um botão que abre um popup com a minha lista de contatos selecionável.
    Um outro recurso muito legal do gmail é o de abrir as apresentações de power point direto no navegador. Agora não sei pq o gmail voltou atrás e não exibe mais as apresentações com imagens. :(
    Acredito muito na equipe do google e eles estão de parabéns pelo trabalho realizado até agora!
    Abraço…

  4. Se vocês perceberem, quando você entravam no gmal aparecia só a palavra "Loading" ou "Carregando".

    Hoje (ou nesse momento) ao entrar vi que tem uma "barra de Loading". Não sei se é porque eu não uso muito espaço, mas a "barra de Loading" carregou rápido aqui!

    Abraço

  5. Não tenho problema algum, pois uso windows live mail para baixar todas as contas de e-mail, devido a comodidade de telos todos armazenados para em um só ligar.

  6. pra mim, ficou mais rapido, muito mais rapido… e olha que tenho banda larga de 2MB e onde trabalho nem tem limite de velocidade…
    só queria saber se essa mudança também afeta navegadores antigos, ou melhor, a versão antiga do gmail, já que na minha faculdade, o navegador é o ie6 e só carrega a versao antiga do gmail…..

  7. Paiva, gmail parou no tempo? toda semana temos novidades, apresente então alguma solução de webmail melhor que ele… por favor.

  8. Gostaria de saber pq o gmail nao abre mais direto os arquivos de pps, simplesmente foi tirado dos recursos que oferece.

Comente!