Descubra como funciona o Google Friend Connect (exclusivo)

41
223

Google Friend Connect entrou no ar nesta madrugada e permite que os sites da internet se tornem mais sociais ao trazer os amigos e informações de redes sociais como Orkut, Facebook e Google Talk(Hi5 em breve).

Para que os usuários possam testar o preview da novidade, o Google disponibilizou alguns exemplos de sites e diferentes modos de uso que demonstram facilmente como os dados são importados das redes sociais aos sites de terceiros. Abaixo, demonstro meu teste feito neste site de testes.



Ao acessar o site-teste, duas caixas são exibidas. Na caixa superior, demonstra os últimos membros que passaram pelo site e deixaram suas informações, além da imagem de avatar. Abaixo, os usuários podem deixar mensagens e avaliação.


Ao ingressar como membro, o Google requisita suas informações de autenticação e exibe suas informações do Google Profile. Para situar os usuários, um pequeno resumo sobre a funcionalidade é oferecida.


A tela de maior importância da funcionalidade. Google Friend Connect permite a criação de um perfil único, criando links para as suas contas do Facebook, Orkut, Google e Hi5(em breve).

Você define seu nome, quais informações os usuários poderão visualizar(foto, nome e amigos no site), além de permitir a adição de informações especias ao seu perfil. Caso você queira, o Google pode publicar automaticamente suas atividades nas redes sociais que você participa, apenas selecione a caixa respectiva.

Para que Google Friends Connect possa linkar suas contas, o sistema requisita suas informações de login de cada serviço a ser linkado.

Após a inserção de informações no perfil do Google Friends Connect, sua lista de amigos do Orkut, Facebook e Google Talk são migrados para site de terceiros. Essas informações passam a ser exibidas no Gadget do site permitindo que seus amigos possam ser convidados.

Faça comentários, participe socialmente de um site com o seu próprio perfil das redes sociais. Cada novidade que envolve seu perfil, o Google irá avisar seus amigos na lista de atualização presente no Facebook e Orkut(caso você tenha permitido).

Ao convidar um amigo, o Google Friend Connect disponibiliza sua lista de amigos de forma única, separada apenas pelas redes sociais como forma de identificação e organização. Esse convite, como descreve o Google, atrai tráfego ao site onde a plataforma está integrada permitindo que outras pessoas possam conhece-lo.

Como descreve muito bem o Mashable, é o fim da era das redes sociais fragmentadas. Abaixo, um esquema criado pelo site demonstra o antigo sistema das redes sociais e como o Google Friend Connect irá trabalhar para tornar as informações mais integradas.


Acima, as redes sociais como conhecemos. E o futuro logo abaixo:

Você ainda tem dúvidas sobre a capacidade do Google em visualizar a internet? Assista o vídeo abaixo para finalizar esse “tour”! :)

41 COMENTÁRIOS

  1. muito bom mais não consigo me cadastrar para o teste drive

    mais ja testei e e otimo e funcional

    o ilike esta igual o orkut

    otimo

    quero testar logo e no google discovery tbm

  2. “Something bad happened. Don’t worry, though. The Spreadsheets Team has been notified and we’ll get right on it.”

    soh me dá isso… fazer o q neh… beta eh beta… rss

  3. “Thanks so much!

    We will be notifying you as soon as our service is available for your use.

    Best,

    The Google Friend Connect Team”

    CONSEGUI!! rsssss…

  4. Interessante, porém ainda tem muito a melhorar.
    Isso ai foi a ajuda que os leigos queriam, poder postar e etc sem fazer esforço. Ainda estou pensando em colocar no meu site, mas meu site já tem sistema de post e etc, foda que isso ai mostra a foto e info de quem postou

  5. Realmente abriu um novo leque na Internet. A Google sempre metendo o “pau” em coisa óbvias. :)

    Agora é aguardar por maiores informações e documentação para os desenvolvedores.

  6. Abriu um novo leque e é, de fato, fantástico.

    É torcer pro negócio ter suporte e interface em português e para que fique simples de entender para o usuário "não-geek".

    Digo isso porque temo que o Friend Connect acabe virando mais um RSS (ótimo, perfeito e poderoso porém de difícil entendimento para muitos). De qualquer modo, também já estou na fila para poder experimentá-lo.

  7. Gostei muito do GFC mas estou tentando colocar no blog do CENTRO ACADÊMICO "ALEXANDRE DE GUSMÃO" do DIREITO UNISANTOS e até agora nada. Tento colocar direto e novamente nada.
    O QUÊ DEVO FAZER?
    OBRIGADÃO.

  8. Olá, demorei muito pra aprender a utilizar o friend connect no google sites, até que achei uma solução ótima ! fica ai a dica

    :)
    Abraço a todoss

  9. Gostaria muito de saber se tem alguma opção pelo “google friend connect” para exibir links para download somente se for seguidor do blog.

    Ou seja:

    Quando a pessoa clicar em download irá aparecer o seguinte: você precisa ser seguidor para fazer o download.

Comente!